pube
Concurso de qualidade

Cacau de Linhares eleito pela 2ª vez o melhor do Brasil

por Assessoria de Imprensa

em 01/09/2020 às 9h30

3 min de leitura

Cacau de Linhares eleito pela 2ª vez o melhor do Brasil


pube

O cacau de Linhares mais uma vez é eleito o melhor do Brasil. As amêndoas produzidas na Fazenda Guarani, localizada em Bebedouro, e no Sítio Dona Nita, em Bananal do Sul, conquistaram o primeiro lugar em duas, das três categorias do 2º Concurso Nacional de Qualidade de Cacau – Brazilian Cocoa Awards, que aconteceu em Ilheús (BA). Os vencedores, revelados nesta segunda-feira (31/8), já foram finalistas do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba e, o Sítio Dona Nita, inclusive, garantiu a segunda colocação em 2018.

A Fazenda Guarani, de propriedade da Ana Claudia Milanez Rigoni, conquistou o primeiro lugar na categoria “Cacau Varietal Especial ”, referente a amêndoas de uma única variedade genética. Já o cacau do Sítio Dona Nita, do Fernando Rigo Buffon, ficou com a primeira colocação na categoria “Cacau especial ”, em que as amêndoas de cacau avaliadas são uma mistura de híbridos ou variedade genética.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que esses concursos são importantes para impulsionar o desenvolvimento do setor. O Município de Linhares, inclusive, está na sua quarta edição do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba e os vencedores serão revelados no dia 8 de outubro. São duas categorias: a “Categoria Linhares ” que premiará o melhor cacau do município e a “Categoria Demais municípios do Espírito Santo ”, além do “Destaque Estadual ” que elegerá o melhor cacau capixaba.

“Além do Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba premiar, ele fomenta a busca continua dos cacauicultores linharenses no desenvolvimento da sua capacidade técnica nas propriedades, com foco numa amêndoa de mais qualidade, resultando, no caso dos dois produtores premiados, na garantia desse título nacional, por exemplo. O cacau vive um bom momento no mercado e o concurso, juntamente ao Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares em que distribuiremos 60 mil até o final do ano, conforme os dois editais, vem para impulsionar o setor ”, pontuou o secretário de Agricultura.

O 2º
Concurso Nacional de Qualidade de Cacau – Brazilian Cocoa Awards, teve por objetivo incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau especial no Brasil, divulgando a matéria-prima a partir dos chocolates especiais e promovendo este segmento junto aos consumidores.

Os critérios para análise de qualidade de chocolate seguiram o Protocolo de Degustação do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que considera 19 importantes atributos de sabor do cacau: cacau, acidez, amargor, adstringência, doce, frutas frescas, frutas marrons, amendoado, floral, amadeirado, especiarias, torrado, sujo, animal/couro, sobrefermentado, fumaça, mofado, outros e qualidade global.


O Brazilian Cocoa Awards é uma iniciativa conjunta da cadeia de cacau apoiada pela Barry Callebaut, Cargill, Dengo, FAEB/SENAR, Harald, Mondelez, Gencau (Theo) e executado pelo Centro de Inovação do Cacau em parceria com a Ceplac e com a Câmara Setorial do Cacau do Brasil.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!