Profissionais do Incaper são avaliadores no Coffee of the Year Brasil
por Assessoria de Comunicação do Incaper
em 14/10/2024 às 5h00
2 min de leitura
Membros da equipe de qualidade de cafés do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) representaram o Espírito Santo na comissão de julgadores da edição de 2024 do Prêmio Coffee of the Year Brasil, principal concurso de café do país.
Os extensionistas Patrícia da Matta e Tassio de Souza foram convidados a fazer parte do time de especialistas de todo o país que, nesta semana, avaliou as amostras de cafés canéfora e arábica inscritas na competição. As provas foram realizadas no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas no município de Machado (MG).
A comissão é formada por profissionais certificados em avaliação sensorial, incluindo Q-Graders (especializados em arábica) e R-Graders (especializados em canéfora) licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI). A seleção dos avaliadores considera a experiência e o histórico de provas, garantindo a participação de renomados provadores de diversas origens produtoras do Brasil.
Tassio de Souza, avaliador do concurso desde 2018, é mestre em Qualidade do Café e coordena a unidade de referência em cafés especiais do Incaper em Muqui. Já Patrícia da Matta é doutora em Ciências Ambientais e Florestais e coordena o projeto Mulheres do Café e a unidade de referência em cafés especiais do Incaper em São José do Calçado.
Mais Conexão Safra
O Prêmio Coffee of the Year Brasil reconhece os melhores produtores de arábica e canéfora do país, como forma de incentivar a produção de cafés de qualidade, que atendam aos regulamentos nacionais e internacionais.
A avaliação realizada pela comissão julgadora faz parte da primeira fase do concurso. Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café, que neste ano será realizada de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte. As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora) e serão degustadas pelo público. A revelação e premiação dos vencedores ocorrerão no último dia do evento.
Na edição de 2023, os cafés do Espírito Santo brilharam, conquistando as duas categorias do concurso. Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó em Iúna, levou o primeiro lugar na categoria Arábica, enquanto Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias em Alto Rio Novo, foi o campeão na categoria Canéfora.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!