Cafeicultura

Linhares produz linha especial com café 100% conilon torrado e moído

Investimentos na qualidade do processo produtivo do café têm gerado novos negócios em Linhares, como a criação da Lg Coffee, marca de café Conilon especial 100% linharense

por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares

em 16/07/2021 às 11h04

4 min de leitura

Investimentos na qualidade do processo produtivo do café têm gerado novos negócios em Linhares, como a criação da Lg Coffee, marca de café Conilon especial 100% linharense. O casal Gerles Malanquini Sandrini e Laila Paula dos Santos Frigi resolveu empreender no ramo de cafés especiais e tem comercializado os grãos torrado e moído dos dois primeiros colocados no Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares que, inclusive, se encontra na sua 4ª edição e está com inscrições abertas.

A família do Gerles, que tem propriedade em Santa Cruz de Terra Alta, no distrito de São Rafael, ficou em 8º lugar no ano passado no concurso e esse ano vai garantir novamente sua participação. Ele explica que foi a partir do concurso que o sonho de investir em cafés especiais se tornou realidade e resolveu comprar lotes dos vencedores.

pube

“O mercado de cafés especiais vem crescendo e além da qualidade da bebida, de querer experimentar novos sabores, os consumidores compram histórias, daí, no ano passado, adquirimos os cafés dos vencedores como forma de valorizar o que é produzido na nossa região também. Estamos trabalhando em alguns lotes de café na nossa propriedade para chegar aos 80 pontos e utilizá-lo na nossa produção. Já temos os Certificados 4C e UTZ, que atesta boas práticas de proteção ao meio ambiente, rastreabilidade, controle de custo de proteção, respeito às pessoas e ao meio ambiente, por exemplo, é isso traz um grande diferencial no produto”, disse.

Gerles explicou que o produto está à venda no mercado há três meses e que a torra e a embalagem são terceirizadas em Vitória-ES. “A ideia é montar no futuro uma torrefação na propriedade e fazer todo o processo até chegar ao consumidor, além de incentivar outros produtores, que muitas vezes ficam desmotivados a produzir cafés especiais”, pontuou.

“Parabenizo a iniciativa do produtor em empreender e me orgulho ver que ações da Secretaria de Agricultura têm contribuído para que sonhos saiam do papel e tragam melhorias para o homem do campo. O agronegócio linharense tem se consolidado cada vez mais e o café, em especial, tem expandido e conquistado novos mercados no Espírito Santo e no Brasil, graças a união dos produtores e apoio do poder público”, disse o prefeito de Linhares Guerino Zanon.

O secretário municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que os tradicionais produtores de café estão investindo em boas práticas que geram qualidade e empreendendo.

“As ações integradas do Programa Linhares Coffee que temos desenvolvido no município de Linhares, como o Concurso de Qualidade de Café, as palestras e os seminários de orientação, nossa equipe em campo e as visitas técnicas, têm provocado e incentivado os produtores a melhorar suas práticas, despertado para a qualidade e agregado valor ao produto. Em breve, teremos novas ações para aprimorar a qualidade dos nossos cafés e gerar mais iniciativas empreendedoras como a do Gerles e da Laila”, frisou.

Quem tiver interesse em conhecer o produto é só acessar o perfil no Instagram @lg_coffee_ ou pelo WhatsApp (27) 9 9621-0387. “A procura está muito boa, as pessoas têm curiosidade para experimentar, e temos recebido um feedback bem positivo dos nossos clientes”, comemorou Laila Paula dos Santos Frigi.

pube