Cafeicultura

Dia de campo destaca resultados da 3ª Mostra de Café Arábica de São José do Calçado

O evento é gratuito e será realizado amanhã a partir das 13h, no Sítio Bom Futuro, no distrito de São Benedito, estrada do Pavão

por Assessoria de Comunicação do Incaper

em 24/11/2021 às 9h16

3 min de leitura

Dia de campo destaca resultados da 3ª Mostra de Café Arábica de São José do Calçado

A 3ª Mostra de Café Arábica de São José do Calçado foi realizada no dia 21 de outubro e contou com a participação de mais de 200 agricultores. (*Foto: Divulgação Incaper)

A 3ª Mostra de Café Arábica de São José do Calçado foi realizada no dia 21 de outubro e contou com a participação de mais de 200 agricultores. (*Foto: Divulgação Incaper)

O dia de campo com o tema “Café Arábica: do plantio à adubação” será realizado nesta quinta-feira (25) pelo escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de São José do Calçado. A programação conta com três estações: técnicas de plantio, amostragem de solo e nutrição de plantas.

O evento é gratuito e será realizado a partir das 13 horas, no Sítio Bom Futuro, no distrito de São Benedito, estrada do Pavão. O dia de campo vai abordar os resultados da 3ª Mostra de Café Arábica de São José do Calçado, realizada em 21 de outubro deste ano. A Mostra contou com a participação de mais de 200 agricultores, com o primeiro lugar obtendo a pontuação de 86,75 pontos e, o segundo, 85,58. A premiação dos primeiros colocados foi em dinheiro e houve também o sorteio de brindes aos participantes.

A extensionista e coordenadora do escritório do Incaper de São José do Calçado, Patrícia Campbell, ressaltou que a temática do dia de campo é oportuna para serem abordados os aspectos de melhoria na produção do café arábica, com base nos resultados da Mostra. “Assim como na Mostra de Café, teremos um dia de campo com palestras enriquecedoras, que tratam de assuntos que envolvem importantes etapas da cadeia produtiva de café e que impactam diretamente na qualidade. Esperamos que, ao compartilhar tais conhecimentos, os produtores passem a aplicá-los em suas lavouras, melhorando assim a qualidade e produtividade dos cafés”, disse.

A 3ª Mostra de Café Arábica de São José do Calçado foi realizada pelo escritório local do Incaper, com o apoio da Prefeitura Municipal e dos sindicatos dos produtores e trabalhadores rurais. Participaram do evento como expositores os parceiros regionais: Geoplan Consultoria, Fertilizantes Heringer, Casa da Agricultura Familiar e AlQualis, além do comércio local. Já o dia de campo será realizado pelo Incaper local, com o apoio da Prefeitura de São José do Calçado e da Fertilizantes Heringer.

“Os objetivos da Mostra são valorizar a produção de cafés de qualidade superior em nosso município e fomentar o aumento dessa produção. Estamos muito felizes com a evolução que temos visto desde a primeira Mostra e com os cuidados na produção e número de produtores envolvidos com cafés especiais no município. Foi um evento surpreendente e bastante proveitoso”, destacou Patrícia Campbell.

pube

Serviço:
O que: Dia de campo “Café arábica: do plantio à adubação”.

Data: quinta-feira (25/11).

Horário: às 13 horas.

Onde: Sítio Bom Futuro, no distrito de São Benedito, estrada do Pavão, São José do Calçado.

Programação:

Estação 1: Técnicas de plantio – Palestrante: Matheus Fonseca de Souza, doutor em Produção Vegetal e extensionista do Incaper de Iúna.

Estação 2: Amostragem de solo – Palestrantes:

Lanusse Cordeiro de Araújo, doutor em Produção Vegetal, docente do IFF, campus Bom Jesus do Itabapoana.

Jean Gomes de Moraes, mestre em Produção Vegetal, extensionista do Incaper de São José do Calçado.

Estação 3: Nutrição de Plantas – Palestrantes:

Diego Corona Baitelle, engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia, supervisor Técnico Comercial na Fertilizantes Heringer.

Rafael Costa de Sant’Ana, engenheiro agrônomo, supervisor de Foliares na Fertilizantes Heringer.

pube