Cafeicultura

Cooabriel emite comunicado sobre a paralisação do mercado de café conilon

por Assessoria de Imprensa

em 19/10/2021 às 17h34

2 min de leitura

Cooabriel emite comunicado sobre a paralisação do mercado de café conilon

Foto: Pixabay

A Cooabriel emitiu uma nota, na tarde desta terça-feira (19), sobre a paralisação do mercado de café. No comunicado, a cooperativa explica que o “o mercado de café está parado”. Informa ainda que,  depois de atingir cotações históricas, chegando ao preço de R$ 810 a saca paga ao produtor, os negócios no mercado interno estão praticamente paralisados desde o dia 11 de outubro, em função de as principais empresas compradoras terem saído do mercado e não fecharem negócios desde então.

pube

Diante da realidade, informa a cooperativa, “a Cooabriel entende que é preciso se precaver de possíveis variações e buscar alternativas no mercado de café. A Cooabriel mantém seu modelo de trabalho em disponibilizar somente para o mercado o volume de café que o seu cooperado comercializa com ela”.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello esclarece aos cooperados que a cooperativa não especula nas operações de café. “Nossa forma de trabalhar com o café é: Vender o que compra ou comprar o que vende com pouquíssima margem em saca, para mais ou para menos. Se o mercado não compra o café como tem acontecido nos últimos dias, não temos também como comprar o café do cooperado. Essa é uma forma tradicional, mas é segura, porque mantém o café que não foi vendido dentro dos armazéns da cooperativa. Hoje temos mais de 1 milhão de sacas de café armazenadas, que o cooperado vem aguardando oportunidade de preços melhores e isto é perfeitamente compreensível”.

O presidente fala que a expectativa é que no decorrer dessa semana o mercado volte às operações de compra de café. “Pedimos a todos que tenham serenidade e tão logo o mercado se regularize possamos escolher o melhor momento para vender o café”, concluiu.

pube