pube
Cafeicultura

Concluído mapeamento da safra 2021 de café no Rio de Janeiro

por Gerência de imprensa Conab

em 22/09/2022 às 11h34

2 min de leitura

Concluído mapeamento da safra 2021 de café no Rio de Janeiro

*Foto: Reprodução

Já está disponível para consulta o mapeamento da safra 2021 de café no Rio de Janeiro. O estudo foi realizado pela equipe técnica da Superintendência Regional da Conab no estado com a colaboração da Gerência de Geotecnologias e  pode ser acessado no Portal de Informações Agropecuárias.

O mapeamento identificou a cultura por meio da análise de imagens geradas por satélite e localizou as áreas cultivadas com café nos principais municípios produtores no estado.  O resultado desse trabalho, realizado com base em  sensoriamento remoto, permitirá u melhor acompanhamento da safra. O conhecimento da localização das lavouras é importante para monitorar as condições observadas e previstas do clima nessas áreas identificadas e analisar possíveis impactos na produtividade. Além de otimizar os deslocamentos para o campo e contribuir com as estimativas de área.

O uso dessa tecnologia na Conab é complementar ao levantamento de informações que ocorrem no campo, por meio de entrevistas que os técnicos fazem com produtores e entidades parceiras. A análise de dados gerados por satélite traz maior segurança na tomada de decisão técnica e na geração de inteligência agropecuária.

Clique aqui para obter informações mais detalhadas.