Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), vem, por meio desta, declarar Estado de Alerta com relação à entrada de mudas de citrus no Espírito Santo e sua circulação.
Informa ainda que está sendo intensificada a fiscalização de cargas e controle de documentos de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), em decorrência da emissão de Nota Técnica pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), acerca da presença da bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus, causadora do greening (também conhecida como HLB ou amarelão dos citros) em plantio de citros, nos municípios de Visconde do Rio Branco e Tocantins, na Zona da Mata Mineira.
O idaf ressalta a necessidade de divulgação deste alerta por outras instituições que compõem o Sistema de Agricultura do Espírito Santo (Incaper, Ceasa, Seag, secretarias municipais de agricultura, sindicatos rurais etc).
O greening é a praga da cultura do citros de maior importância no mundo por ser de difícil controle e rápida disseminação, trazendo grandes prejuízos à lavoura. É causada por uma bactéria que obstrui os vasos condutores de seiva, dificultando a nutrição da planta. Não há ocorrência de greening no Espírito Santo e a manutenção desse status é extremamente importante para preservar a citricultura capixaba.





