pube
Alerta

Alerta: frente fria vai causar ondas de cinco metros e ventos de 75 km/h no Espírito Santo

A nota aponta que a forte agitação no mar será causada por ventos de até 75 quilômetros por hora

por Fernanda Zandonadi

em 27/07/2021 às 9h17

2 min de leitura

Alerta: frente fria vai causar ondas de cinco metros e ventos de 75 km/h no Espírito Santo

A Marinha emitiu um alerta, na noite desta segunda-feira (26), de ondas de até cinco metros de altura causadas pela frente fria que se aproxima do Sudeste do país. O aviso, que inclui o Litoral do Espírito Santo, informa que há previsão de altas ondas entre os Estados do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo, e da Bahia, ao Sul de Caravelas.

A nota aponta, ainda, que a forte agitação no mar será causada por ventos de até 75 quilômetros por hora.  “Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão ocasionar agitação marítima com ondas de direção Sudoeste a Sudeste”, informa o órgão.

pube

O alerta é válido entre a madrugada do dia 29 à noite do dia 30 de julho. A Marinha reforça alerta aos navegantes e apela para que essas informações sejam divulgadas às comunidades de pesca, esporte e recreio no mar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu alerta para quedas bruscas de temperatura e as projeções são de que a onda polar pode ser uma das mais fortes dos últimos 20 anos, segundo o MetSul. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (26), o meteorologista do 7º Distrito (São Paulo e Mato Grosso do Sul) do órgão meteorológico nacional, Marcelo Schneider, fez questão de ressaltar o quão rara será a intensidade dessa onda de frio no histórico deste século.

“O frio vai ser bastante intenso. A gente deve ter uma das ondas de frio mais fortes desde o ano 2000. Mas o que vai chamar a atenção é a temperatura no nível de 1,5 mil metros. Essa é uma medida que o meteorologista utiliza pra identificar o potencial dessa massa de ar polar. Assim, poucas vezes em anos recentes ela esteve tão baixa na previsão. Em 20 anos, deve ser a terceira ou quarta onda de frio mais forte na capital paulista. São três ou quatro eventos nos últimos 20 anos pegando com essa abrangência [no Brasil]”, disse Schneider.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!