Mais lidas 🔥

Mudanças no clima
Fim da La Niña abre caminho para volta do El Niño em 2026

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de abril

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

El Niño muito forte já entra no radar das agências meteorológicas para 2026 e 2027

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 23 de abril

O Brasil se prepara para enfrentar o terceiro veranico de 2025, que terá início na próxima quarta-feira, 20 de agosto, e pode se estender até o dia 25. O fenômeno ocorre após a saída de uma frente fria e a formação de um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de massas de ar polar e favorece a predominância de ventos quentes vindos do Norte e Nordeste. As informações são do Climatempo, que manteve, ainda, a previsão de uma forte massa de ar polar na virada de agosto para setembro.
De acordo com a Climatempo, a segunda quinzena de agosto será marcada por sol forte, baixa umidade do ar e calor acima da média em várias regiões do país. As temperaturas devem variar entre 38°C e 40°C em quase todo o Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e parte de Goiás. No interior de São Paulo e no norte e noroeste do Paraná, os termômetros podem alcançar entre 33°C e 35°C. Já no Rio de Janeiro, as máximas devem ultrapassar os 30°C a partir da próxima semana.
O fenômeno é comum nesta época do ano no interior do país, mas o inverno de 2025 tem sido atípico, com mais ondas de frio do que no ano anterior. Estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste registraram sucessivas friagens, inclusive na Região Norte, no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Agora, o bloqueio atmosférico reverte a situação e traz de volta o calor intenso.
Áreas em vermelho no mapa climático ficam dentro do limiar de veranico, com temperaturas até 5°C acima da média histórica. Regiões em laranja, como norte de Santa Catarina, Paraná, centro-sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, também terão dias mais quentes, com máximas de 3°C a 5°C acima da climatologia para agosto.
Além do desconforto térmico, a baixa umidade preocupa. A OMS recomenda níveis de 60%, mas o Brasil Central deve registrar índices bem abaixo disso. O tempo seco, somado às altas temperaturas, aumenta os riscos de doenças respiratórias, exigindo atenção redobrada à hidratação.
Em Cuiabá, cuja média histórica de temperatura máxima para agosto é 34,7°C, os termômetros podem alcançar 39°C ou 40°C nos próximos dias. Em Goiânia, onde a média é de 32°C, a previsão também aponta calor extremo.





