pube
Turismo

Reforma tributária: turismo pode ser a chave para reduzir perdas do ES

por Fernanda Zandonadi

em 01/08/2024 às 13h28

5 min de leitura

Reforma tributária: turismo pode ser a chave para reduzir perdas do ES

Fotos: divulgação/Sebrae/ES

O Espírito Santo e os municípios capixabas perderiam R$ 5 bilhões em arrecadação  caso a reforma tributária entrasse em vigor hoje, nos moldes em que está e sem período de transição ou recursos compensatórios, segundo o estudo Impactos resdistributivos da reforma tributária: estimativas atualizadas”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A matéria aguarda regulamentação pelo Congresso Nacional e deve começar a ser implementada em 2026.

E o turismo pode ser a chave para reduzir as perdas capixabas. Com potencial de Norte a Sul, o Espírito Santo se destaca pelas belíssimas praias, agroturismo, turismo de aventura, religioso, cultural e gastronômico. E o fomento ao segmento já começou a ser desenhado. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) pretende investir pesado no setor nos próximos anos.

“Nos próximos três anos, vamos investir um total de R$ 80 milhões em programas de capacitação voltados para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte nesse segmento. Acreditamos que o turismo tem um enorme potencial para se transformar em uma das principais matrizes econômicas do Espírito Santo”, ressaltou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, em um encontro com jornalistas na última quarta-feira (31).

Segundo Rigo, ainda não há uma estimativa de quanto esse investimento no segmento poderá suprir as perdas capixabas por conta da reforma tributária. Mas ele salienta que será um impacto considerável na geração de emprego e renda para todos os municípios e pequenos empreendedores capixabas.

Para dar uma ideia, atualmente são 59.824 empreendimentos ativos no segmento no Espírito Santo, ou seja, 11,45% das empresas em atividade no solo capixaba são voltadas ao turismo.  Dessas, 74,68% são microempreendedores individuais e 20,7% são microempresas. Além disso, são quase 200 mil pessoas trabalhando no setor, segundo a Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (Pnad), relativa ao 4° trimestre de 2023. Na prática, além de gerar tributos que são sustentáveis ao longo do tempo, o turismo gera emprego, renda e melhoria de vida para a população.

pube

O Sebrae/ES fez um levantamento de histórias de sucesso que podem ser fonte de inspiração para os futuros empreendedores. Confira:

Iguarias capixabas

Dentro desse ramo, os cafés especiais são verdadeiras joias do Espírito Santo, com grande número de propriedades no interior. Em Nova Venécia, no noroeste do estado, o Maritacas Coffee está sendo desenvolvido como um verdadeiro ponto de experiência do cliente, que logo poderá ter contato com o café desde o plantio, passando pelo processo de produção até a degustação. “Após a conclusão das obras no nosso espaço, os turistas terão a oportunidade de escolher os grãos que serão torrados na hora e provar o café selecionado diretamente da propriedade”, explica o empreendedor Guilherme Oliveira.

Com a consultoria do Sebrae/ES, Guilherme teve apoio para o desenvolvimento da loja on-line e do site do Maritacas Coffee. “Além disso, a consultoria em turismo de experiência vai nos ajudar a iniciar nossas atividades nessa área em nossa propriedade, oferecendo aos visitantes uma experiência única relacionada ao nosso café”.

Ele explica que a principal demanda pelos cafés especiais vem de fora do Estado. Além disso, a vivência especial está sendo preparada porque Guilherme identificou que os clientes têm o desejo de conhecer a propriedade e o processo de produção.

Territórios a serem desbravados

E você sabia que, em Viana, não havia opções de restaurante aos domingos? Percebendo essa oportunidade, Flávio Pimentel abriu seu restaurante, o Vista da Mata, que abre todo domingo das 11h às 15h. “É um restaurante de comida caipira, servida no fogão a lenha. Pessoas de Viana e de outros municípios do estado vêm conhecer o local, cercado pela natureza”, disse o dono, Flávio Pimentel.

O local, um casarão localizado no bairro Ribeira, abriga ainda uma adega com rótulos selecionados, além da Cervejaria Indomável, com a cerveja produzida e servida no local. Tudo isso cria uma atmosfera única que atrai famílias para conhecer o restaurante.

Lembranças para turistas e para capixabas apaixonados pelo ES

Outros modelos de negócio trazem o artesanato com características únicas do Espírito Santo, como gírias, objetos e pontos turísticos. Na região metropolitana, a C410 tem produtos com o DNA capixaba, apresentando opções modernas e presenteáveis. A proprietária, Taiane Lima, conta que a criatividade das coleções e o uso dos pontos turísticos do estado são sucesso tanto entre turistas quanto entre moradores do estado.

“Como temos seis pontos de venda em seis hotéis de Vitória, a loja desperta o interesse dos turistas, que consomem bastante nossos produtos, mas também há muitos capixabas que viajam para outros estados e querem presentear alguém, ou mesmo mostrar o orgulho de ser capixaba com as nossas estampas”, relata Taiane. “Os produtos mais vendidos são o ímã de geladeira e caneca, com a palavra ‘Capixaba’, incluindo os pontos turísticos, e com a estampa do convento, que se tornou referência no Estado”.

A principal loja física fica na Praia do Canto, com estacionamento para os clientes, e a C410 ainda tem outros pontos de venda na capital. O cliente também pode comprar on-line pelo link que está na bio do perfil da loja no Instagram, @c410capixaba. Segundo ela, o objetivo ao criar a marca era explorar um nicho que já existia, porém, com uma outra visão. A pegada moderna e colorida faz as pessoas desejarem os produtos que têm a cara do Espírito Santo.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!