Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

A agricultura é o carro-chefe do município de Presidente Kennedy. Responsável por alavancar a arrecadação própria, coloca a cidade na posição de maior bacia leiteira do Sul do Espírito Santo. Presidente Kennedy também se destaca na produção do abacaxi, mandioca e cana-de-açúcar, entre outros.
Todo resultado positivo é reflexo de trabalho e ações desenvolvidas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca. Dentre as ações, dois programas merecem destaque.
Um deles é o Programa de Doação e Distribuição de Ração Balanceada Farelada, que contempla cerca de 300 produtores de leite do município e tem como intuito incentivar a permanência do homem no campo, aumentar a produtividade e auxiliar a manutenção da produção.
Outro programa que também é responsável por fazer a agricultura se destacar em Presidente Kennedy é o Programa de Utilização de Tratores e Implementos Agrícolas, que oferece operações para a conservação e preparo do solo, plantio, processamento e armazenamento de alimentos para os animais. O programa já realizou mais de dois mil atendimentos até o mês de abril.
Além disso, o pequeno produtor também conta com disponibilidade de máquinas como retroescavadeira, pá carregadeira, motoniveladora e até saibro, tudo isso para auxiliar na manutenção das atividades voltadas ao campo. Vale ressaltar que todos os programas desenvolvidos são voltados para o agricultor de base familiar, aquele que tem até 120 hectares de terra.

O Prefeito Dorlei Fontão destaca o peso da agricultura em Presidente Kennedy. “Economicamente a agricultura tem um grande impacto no nosso município. São muitas pessoas que estão nessa atividade, algumas vivendo exclusivamente do agro. Por isso, esses programas são importantes. E nós sabemos que temos capacidade para crescermos ainda mais e vamos continuar desenvolvendo ações para nos destacar”, afirma Dorlei.
É importante destacar ainda outros dois programas a serem iniciados em breve. O de Fruticultura, que incentiva a diversificação agrícola através do plantio de espécies de frutíferas com plena aptidão ao cultivo no município. E o Cafeicultura, que será capaz de analisar e identificar produtores e propriedades com aptidão para a cafeicultura irrigada, contribuindo também para a diversificação da produção nas propriedades rurais por meio do plantio de variedades adaptadas, possibilitando, assim, maior retorno econômico a estes produtores rurais.
O olhar dos municípios para o agro
Ver mais- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município
- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim
- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento
- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro





