pube
Treinamento e Capacitação

Cooabriel leva curso de classificação e degustação de café para Bahia

por Cooabriel

em 05/12/2022 às 11h06

4 min de leitura

Cooabriel leva curso de classificação e degustação de café para Bahia

Foto: divulgação Cooabriel

De olho nas oportunidades e tendências do mercado, que tem se tornado cada vez mais exigente, a Cooabriel realizou um curso básico de classificação e degustação de café para cooperados e colaboradores da Bahia.

Em Itabela, o curso aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro. Já em Camacan, o curso teve data entre os dias 1 e 03 de dezembro. Somados os dois locais, cerca de 30 pessoas participaram, entre colaboradores e cooperados.

pube

Dividida entre aulas teóricas e práticas, a capacitação somou um total de 24 horas em cada cidade. O conteúdo abordou temas como o mercado mundial do café, dando ênfase ao café conilon; classificação oficial brasileira, classificação física do café conilon; cafés especiais e classificação por bebida, oferecendo noções para identificar o que se denomina como bebida leve, média e forte gosto.
Conforme explica o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, a iniciativa teve o intuito de oferecer capacitação para que os cooperados melhorem continuamente a qualidade dos cafés que estão sendo produzidos.

Esses cursos fazem parte de um compromisso que a Cooabriel assumiu ainda em 2021, junto aos produtores da região. A cooperativa cumpre agora uma parte desse compromisso, mas este é apenas o início do trabalho. O objetivo é continuar levando conhecimento aos produtores, para que possam adotar as melhores práticas em suas propriedades”, explicou Pandolfi.

Os cursos foram ministrados pelo consultor Leandro da Silveira Barbosa, que é engenheiro agrônomo e possui ampla experiência em cursos dessas temáticas. Leandro, inclusive, foi um dos provadores na prova de ranqueamento do Top 10 do Concurso Conilon de Excelência da Cooabriel- edição 2022.

As turmas contaram com produtores de diferentes faixas etárias, o que contribuiu para uma grande troca de experiências. O conhecimento é importante porque possibilita que o cafeicultor tenha mais consciência sobre as práticas que precisa aplicar para garantir mais qualidade aos grãos. Foi um momento de descoberta para muitos”, disse Leandro.

O cooperado Igor Pezzin Salvador participou da primeira turma do curso junto com o irmão Henzo, que também é cooperado da Cooabriel em Eunápolis (BA). Segundo ele, o café é uma tradição de família e aprender mais sobre o grão irá possibilitar cuidados ainda mais assertivos com a lavoura.
Tivemos uma noção muito boa sobre classificação e degustação. Entendemos que os maiores erros são causados na colheita e pós-colheita. Ficou muito claro o que temos que ajustar, com as informações passadas no curso”, afirmou Igor.
A cooperada Cinara Assis Santos, da unidade de Camacan (BA), foi a única mulher a participar do curso. Ela administra três propriedades junto com a família. Segundo Cinara, a capacitação foi muito produtiva e importante para a atuação na cafeicultura.
Nos dedicamos muito ao curso e recebemos boas orientações do instrutor. Aprendemos que alguns passos são muito importantes para a qualidade do café. Todas as orientações que recebemos irão fazer diferença no cultivo do café”, disse.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressaltou que “é preciso acompanhar os movimentos do mercado, que tem se tornado mais exigente no que se refere à qualidade. Os cursos de classificação e degustação têm esse propósito, na medida em que contribuem para que o produtor compreenda quais os gargalos e quais os melhores processos de produção a serem adotados.

Ainda, segundo Bastianello, “os participantes devem ser parabenizados, pois a busca por capacitação sinaliza interesse pela melhoria da qualidade dos cafés produzidos. Isso traz benefícios não apenas para o cooperado e para a Cooabriel, mas para o conilon de um modo geral”, finalizou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!