pube
Tecnologia

‘Uber dos tratores’, aplicativo aluga máquinas

Se a economia compartilhada é a bola da vez, o agronegócio não poderia ficar de fora. Criado há pouco mais de um ano, a Alluagro, de Uberlândia (MG), funciona como uma espécie de Uber das máquinas agrícolas, a fim de minimizar a ociosidade dos equipamentos. 

por Redação Conexão Safra

em 19/09/2017 às 0h00

1 min de leitura

‘Uber dos tratores’, aplicativo aluga máquinas

Por meio de um aplicativo, o produtor pode ofertar ou alugar máquinas de qualquer parte da cadeia produtiva, do preparo do solo até o transporte para escoar a produção: um arado, um trator, uma colheitadeira ou até um caminhão. Por meio de geolocalização, a plataforma mostra a máquina mais próxima disponível.


pube


Foto: GABRIELA BILO / ESTADAO

Por meio de aplicativo, produtor pode ofertar ou alugar máquina


“Hoje, para investir em imobilizado, é preciso ter no mínimo mil hectares de terra para compensar. Mesmo assim, há máquinas que custam milhões e só são usadas no período da colheita ”, explica o sócio Marco Aurélio Chaves. “É como ter um Mercedes parado na garagem e só usar duas vezes no ano ”, brinca.


Chaves conta que o Alluagro surgiu depois de uma conversa com o seu tio, produtor de soja no Mato Grosso. Ele alugou uma colheitadeira no fim da safra, mas a máquina quebrou &ndash, e os oito dias parados lhe custaram R$ 65 mil. “O mercado de aluguel de máquinas é muito desorganizado e amador. Muitas vezes, nem há contrato, e muita gente dá cano ”, explica. “Então, a empresa surgiu da necessidade de profissionalização e segurança. ”


Fonte: Estadão

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!