pube
Tecnologia

Idaf apresenta protótipo de sistema de controle de agrotóxicos

Modelo garantirá efetivo controle do que é comercializado, distribuído e utilizado no Estado

por Assessoria de Comunicação Idaf

em 27/03/2019 às 21h32

2 min de leitura

Idaf apresenta protótipo de sistema de controle de agrotóxicos

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apresentou, nessa terça-feira (26), o protótipo do sistema de controle de receita agronômica, que será implementado em breve pelo órgão. O assunto foi abordado durante reunião do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat), em Vitória. O fórum é coordenado pelo Ministério Público do Estado (MPES).

De acordo com o subgerente de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Idaf, Márcio Gama, responsável pela apresentação do conteúdo, a receita agronômica é um documento obrigatório para a aquisição de agrotóxicos. “Nela constam informações, como doses corretas, modalidade de aplicação, precauções de uso, obrigatoriedade da utilização de equipamento de proteção individual (EPI), dentre outras orientações essenciais para que o produto seja utilizado com segurança para a saúde do aplicador, proteção do meio ambiente e em conformidade com as boas práticas agrícolas ”, explicou.

pube
Divulgação Idaf

Sistema de controle

Atualmente, as receitas são fiscalizadas periodicamente, por amostragem, nas lojas agropecuárias que comercializam agrotóxicos. Ou seja, os dados sobre a comercialização desses produtos no Estado estão dispersos, não havendo uma compilação ou mesmo um banco de dados que reúna informações de todos os municípios. Com o novo sistema, os estabelecimentos terão um prazo para procederem o cadastro das receitas emitidas. “Dessa forma, o Idaf terá um efetivo controle do que é comercializado, distribuído e utilizado no Estado, o que otimiza o trabalho de fiscalização, além de oportunizar um banco de dados estatísticos que poderão nortear as estratégias de ação do órgão nesse segmento ”, disse Marcio Gama.

O novo sistema já está em desenvolvimento e o objetivo é que seja implementado ainda em 2019.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!