pube
Safra

Barter: Cooperativas oferecem modalidade de crédito para o café

por Redação Conexão Safra

em 27/04/2020 às 17h47

2 min de leitura

Barter: Cooperativas oferecem modalidade de crédito para o café

(Foto: *Arquivo Safra ES)

As cooperativas Coocafé e Coopeavi estão disponibilizando aos cafeicultores associados a modalidade de Barter para aquisição de insumos e maquinários sem a necessidade de os associados acessarem financiamento ou empréstimos bancários.

O gerente regional da Coocafé em Minas Gerais, Ramon Marçal, destaca como benefício dessa transação o produtor gerenciar a produção de forma mais eficiente, pois vai saber exatamente quantas sacas de café precisará para pagar suas compras.

pube

“O produtor tem acesso hoje a todo material de colheita, linha de maquinários: secadores, despolpadores, carretas e conchas, os fertilizantes de solo e foliar e os defensivos agrícolas também estão disponíveis para esse tipo de operação. A modalidade Barter tem crescido nos últimos anos, e isso é devido ao acesso que o produtor tem ao mercado futuro, onde sua mercadoria &ndash, o café &ndash, é valorizado e também comprar o insumo em um preço acessível. Então o associado faz uma correlação de custo versus benefício muito interessante ”, afirma Marçal.

Na Coopeavi, o Barter é uma novidade para os cafeicultores e pode ser aplicado a toda linha de produtos para o café durante o ano todo.

Os gerentes Giliarde Cardoso e Solimar Neitzke apresentaram a nova linha de crédito em todas unidades comerciais e vislumbram vantagens para todos os envolvidos nesta modalidade de negociação para a safra 2020.

“O produtor poderá potencializar sua produção, as lojas, fortalecerem o relacionamento com o cooperado, enquanto para o Negócio Café da Coopeavi, aumentar o volume de captação ”, avalia Cardoso.

O gerente ressalta que 40% das compras de insumos no Brasil foram realizadas por meio do Barter na safra 2019/2020. Um indicador relevante para a Coopeavi passar a ofertar esta modalidade de crédito, aumentando as oportunidades para o produtor. Os interessados devem procurar as unidades comerciais da cooperativa.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados