Espírito Santo está em alerta para tempestade com risco de granizo
por Fernanda Zandonadi
em 04/11/2025 às 10h01
2 min de leitura

Foto: divulgação/produtor
Siga nosso Instagram: @conexaosafra
A primavera sob La Niña deu as caras e novembro promete ser um mês chuvoso e com temperaturas amenas no Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial para tempestades com risco de granizo em diversas regiões do Espírito Santo. O alerta teve início às 10h desta terça-feira (4) e segue até as 10h de quarta-feira (5).
De acordo com o órgão, o Estado pode registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos variando de 40 a 60 km/h e queda de granizo. Há risco considerado baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e danos pontuais em plantações.
Chuvas intensas devem persistir até o fim da semana
Segundo o portal Metsul Meteorologia, o cenário chuvoso deve se manter nos próximos dez dias em todo o Sudeste. A previsão indica acumulados acima de 50 milímetros em grande parte da região, com pontos isolados podendo superar 100 milímetros.
O Climatempo também reforça o alerta para o Espírito Santo. Um corredor de instabilidade formado sobre a metade norte do país está favorecendo chuvas frequentes e de intensidade moderada nas áreas produtoras de café da Alta Mogiana, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do sul da Bahia.
Mais Conexão Safra
Entre a Zona da Mata mineira e o território capixaba, os acumulados podem atingir entre 70 e 100 milímetros até sexta-feira (7). O aumento da umidade, aliado a temperaturas mais amenas, deve beneficiar o pegamento das floradas e o desenvolvimento dos frutos do café, especialmente nas regiões produtoras do norte e noroeste capixaba.
Recomendações
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores evitem se abrigar debaixo de árvores ou perto de placas e estruturas metálicas. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!




