pube
Gestão de Recursos Hídricos

Avanços em dados ambientais geoespaciais para transparência e inovação

Plataforma on-line Geoiema está atualizada com novas informações ambientais geoespacias

por Assessoria de Comunicação do Iema

em 16/08/2023 às 9h38

2 min de leitura

Avanços em dados ambientais geoespaciais para transparência e inovação

A plataforma on-line ‘Geoiema’ do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está atualizada com novos dados de licenciamentos, barragens e levantamentos topográficos em Unidades de Conservação. O Geoiema tem o objetivo de promover a transformação digital, inovação e transparência. Disponibilizando informações ambientais geoespaciais para consulta, interação e download.

Estão disponibilizados dados georreferenciados de licenciamento ambiental do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), incluindo todas as barragens licenciadas. A ferramenta está disponível para os cidadãos, empresas, consultores ambientais, pesquisadores, prefeituras e demais órgãos públicos. O acesso é gratuito, disponível no site iema.es.gov.br ou diretamente pelo link: http://geo.iema.es.gov.br/

pube

Desenvolvida pelos servidores da Coordenação de Geomática (CGEO) do Iema, e vencedora do Prêmio Inoves 2022. A CGEO foi premiada com R$ 30 mil. O recurso, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), será investido no processo de aceleração do projeto vencedor, programado para esse ano de 2023.

“A vantagem de ser desenvolvida em casa, é que nos possibilita fazer melhoria e ajustes na plataforma, incluindo novos dados, com intuito de oferecer um serviço público de qualidade. Recentemente foram inseridas informações georreferenciadas do Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (Outorgas), que é uma informação mantida pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)”, disse o coordenador de Geomática do Iema, Pedro Ronchi.

“As Unidades de Conservação (UCs), também são fiscalizadas e monitoradas com imagens em formatos 3D.  Estão disponibilizados vídeos que mostram a recuperação da área incendiada do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. Também estão disponíveis imagens e levantamento topográficos realizados com drones nos entornos desses Parques, com intuito de prevenir possíveis danos ambientais, drones que mostram a recuperação da área incendiada do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha’, explica Ronchi.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!

Artigos relacionados