pube
Geral

Técnicos do Incaper auxiliam projetos do Funsaf

por Redação Conexão Safra

em 07/03/2016 às 0h00

4 min de leitura

Técnicos do Incaper auxiliam projetos do Funsaf

pube

As organizações sociais têm se fortalecido cada vez mais com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Dentre os diversos trabalhos realizados, os técnicos da instituição também estão à disposição dos agricultores familiares na elaboração de projetos a serem encaminhados ao Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que tem como objetivo apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos pequenos produtores de base familiar.

O 1º Edital do Funsaf foi divulgado em fevereiro deste ano e sete projetos foram habilitados e receberão o apoio financeiro no valor global de R$ 2,171 milhões. O apoio dos técnicos do Incaper foi fundamental para que os assentamentos dos municípios de Itapemirim, Montanha, Guaçuí, Pedro Canário e Santa Teresa fossem aprovados neste primeiro momento.

Isso porque além do trabalho dos técnicos voltados para pesquisa, assistência e extensão rural, todos atuam também no sentido de apresentar às cooperativas e associações do município todo o conteúdo e programação do Funsaf, levantar junto aos agricultores o tipo de produção e produtividade em cada assentamento e dimensionar os equipamentos necessários para cada organização social de acordo com a atividade desenvolvida. Durante todo o planejamento dos projetos, os técnicos desempenham também a função de idealizar junto aos membros dos assentamentos qual o plano de trabalho mais adequado para cada projeto, inclusive a sua viabilidade econômica.

Os projetos que foram aprovados nesta primeira etapa foram os do Assentamento Florestan Fernandes, em Guaçuí, Assentamento Nova Safra, em Itapemirim, Assentamento Rio Quartel, em Linhares, Assentamento Padre Pedro, em Mantenópolis, Assentamento Oziel Alves, em Montanha, Assentamento Castro Alves, em Pedro Canário, e Assentamento Tomazzini, em Santa Teresa.

Para o presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, a instituição apoia projetos, como este, que visam incrementar a produção e agregar valor aos produtos, especialmente dos assentamentos e entidades que mais carecem do apoio do Estado. “Estamos presentes em todos os municípios, apoiando essas iniciativas e fomentando as novas oportunidades ”, disse.

Já o coordenador do Funsaf e gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli, lembrou que há um grande comprometimento dos técnicos do Incaper de vários municípios na elaboração dos projetos do 1º edital do Funsaf. “Esperamos que para os próximos editais, essa participação seja ainda maior e que mais projetos sejam aprovados. Num futuro próximo, quando os projetos tiverem sendo executados e os agricultores sendo beneficiados, esses técnicos terão o orgulho de dizer que contribuíram para aquela história ter dado certo ”.

Saiba mais:

O que é o Funsaf?

O Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, é um instrumento criado para democratizar o acesso a recursos financeiros entre associações e cooperativas de agricultores familiares do Espírito Santo, que conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Funsaf vai possibilitar a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Que tipos de projetos podem ser apresentados?

O Funsaf irá apoiar projetos relacionados à organização dos processos de produção, à agroindustrialização, ao beneficiamento e à comercialização, à gestão dos empreendimentos, à qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar.

Qual será a taxa de juros dos financiamentos?

Não há taxa de juros. Trata-se de um fundo não reembolsável.

Quem pode apresentar os projetos?

Os projetos podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural.

Como os projetos são selecionados?

Os projetos são selecionados por meio de Chamadas Públicas, através de critérios estabelecidos em edital.

Para saber mais sobre o Funsaf, acesse: https://sistemas.es.gov.br/seag/funsaf/

Fonte: Incaper