pube
Geral

Sucesso do 1º Painel Rural Produção de Queijos Artesanais

por Redação Conexão Safra

em 30/03/2016 às 0h00

3 min de leitura

Mais de 400 produtores conheceram o sucesso do queijo da Serra da Canastra no evento em Vitória


Considerado um artigo gourmet, cobiçado por consumidores e chefs de todo o país, o queijo da Serra da Canastra foi tema do 1º Painel Rural, promovido pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo – FAES/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do ES – SENAR-ES/Sindicatos Rurais, dia 30 de março, no Cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória.


pube

Voltado para produtores, Sindicatos Rurais e técnicos do setor Agropecuário, o evento teve como palestrante o produtor e presidente da Associação Regional dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), João Carlos Leite, que apresentou aos capixabas as experiências que tornaram o queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, um dos mais famosos e rentáveis do Brasil.


O presidente da Faes, Júlio Rocha, revelou que o evento teve como objetivo estimular a troca de conhecimento dos produtores a partir da experiência do caso de sucesso de Minas Gerais. “É uma forma de incentivar os produtores para que se capacitem, e façam agregação de valor à produção no reconhecimento de que na forma tradicional de comercialização não se cobrem os custos de produção ”, declara.


A fim de marcar a cultura, história e tradição do queijo da Serra da Canastra, que é produzido há mais de 200 anos na região, o item possui selo de indicação geográfica, com produção certificada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial do Brasil. O que rendeu ao famoso queijo admiradores não só no Brasil como em outros lugares do mundo.


Em Minas Gerais, segundo dados do IPHAN, cerca de 30.000 famílias de todo o estado vivem da produção diária de queijos artesanais, incluindo o da Serra da Canastra que se tornou um grande exemplo de empreendedorismo, organização, agregação de valor e construção de uma identidade regional a ser aprendido.


Para a superintendente do SENAR-ES, Letícia Simões, agregar valor ao produto é uma alternativa para aumentar a renda da família rural. “Por isso, o SENAR tem se preocupado muito em ofertar cada vez mais qualificação para os produtores rurais. Este 1º Painel Rural que realizamos foi um exemplo, porque envolve um tema importante, e traz uma oportunidade a mais para os pequenos produtores de leite do nosso Estado ”, afirma.


O palestrante João Carlos Leite agradou a plateia, principalmente, pela transparência ao relatar as dificuldades enfrentadas pelos produtores da região da Canastra e as soluções encontradas. Ele foi preciso ao atribuir o sucesso da Canastra à organização dos produtores, à comunicação para divulgação dos produtos e à inserção no mercado gourmet. No entanto, pontuou como a legislação dificulta o trabalho dos produtores. “Estamos na contramão de países europeus desenvolvidos, precisamos nos inserir num modelo sustentável. É necessário nos ‘empoderar’ do conhecimento e exigir dos nossos legisladores melhores condições de trabalho, logicamente, primando pela qualidade dos produtos e pela saúde das pessoas ”, concluiu.

Fotos: GUSTAVO LOUZADA E ANDRÉ FORTES


Confira a galeria de fotos do 1º Painel Rural Produção de Queijos Artesanais, realizado em 30/03/2016, em Vitória.

pube