pube
Geral

Seag participa de encontro da Comissão de Jovens da Faes

por Redação Conexão Safra

em 23/02/2016 às 0h00

4 min de leitura

pube

O subsecretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Marcelo Suzart, participou na última sexta-feira (19) do Encontro de Formação de Jovens e Lideranças Agrocapixabas, onde discursou sobre o atual cenário agropecuário capixaba e apresentou os programas e ações desenvolvidos pela Seag em todo o Estado. O evento aconteceu no auditório da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), em Vitória.

O encontro teve o objetivo de fortalecer a Comissão Jovem da Faes, também chamada de Faes Jovem, que é formada por 22 jovens, de diferentes municípios, ligados diretamente ao meio rural por meio de suas famílias, estudos, atividades e local onde moram. O evento também serviu como inventivo para que esses jovens promovam ações que possibilitem o desenvolvimento agropecuário. Outra função do encontro foi promover a capacitação e ampliar a visão dos jovens por meio de palestras sobre o agronegócio.

O subsecretário Marcelo Suzart falou sobre algumas ações estruturantes da Seag, detalhando programas como o de Construção de Barragens, o Caminhos do Campo, o Funsaf e o edital +Pesquisa Agrocapixaba, que está destinando R$ 14 milhões em estudos voltados ao desenvolvimento sustentável agropecuária capixaba.

Suzart destacou a importância da participação dos jovens nas ações voltadas ao campo, assim como nas gestões das propriedades rurais. “Estou muito feliz em participar da ação e ajudá-los a perceber um pouco mais sobre os desafios do agronegócio no estado, pois são desafios que eles irão enfrentar e precisam estar preparados. Fico mais feliz ainda porque eles estão se envolvendo cedo, trazendo novas ideias, trazendo o que aprenderam em suas faculdades e cursos, e assim promovendo constantemente o desenvolvimento do campo ”, disse o subsecretário.

Comissão de Jovens da Faes
A Comissão de Jovens da Faes surgiu logo após o Programa Conselho Nacional de Agricultura, que aconteceu no final de 2014. Ao todo, 135 jovens foram capacitados no encontro para liderarem mudanças dentro de seus estados, sendo sete deles capixabas.

Um deles foi o produtor capixaba Wendius Henrique Lucas, que logo após o encontro tornou-se presidente do sindicato Rural de Pancas, cidade onde vive. “Temos que fazer essa renovação das lideranças e por isso estamos criando essa comissão e promovendo esse encontro. Queremos fortalecer e capacitar estes jovens para que estejam preparados na hora de substituir aqueles que hoje nos dão a guia, quem está na nossa frente ”, disse Wendius.


Além dele, a advogada Mariane Freitas também esteve no evento e hoje coordena, ao lado dos outros seis jovens, a Comissão Jovem da Faes. “Esse grupo tem muito a evoluir. Hoje nós temos um grande problema de êxodo rural, pois os jovens se formam, se capacitam, mas poucas vezes retornam às propriedades para administrá-las, falta o interesse às vezes. Nosso trabalho é incentivar e fazer eles acreditarem que podem ser lideranças e terem uma boa qualidade de vida no campo ”, disse Mariane.


Além de Wendius e Mariane, a profissional de Relações Públicas Fernanda Marim também faz parte da coordenação da Comissão de Jovens da Faes. Filha de produtor, encontrou no grupo um estímulo para continuar no campo ao invés de se mudar para a cidade. Atualmente, Fernanda faz junto do pai a gestão de propriedade rural da família.

“É uma alegria muito grande estar hoje ao lado deles. No início, tiveram um pouco de preconceito, do tipo, ela é mulher, muito nova, mas hoje tanto a família como quem olha de fora aceita muito bem. É um desafio muito grande, mas é possível, assim como foi comigo, de que esses jovens estejam no campo ”, contou Fernanda.

Fonte: Seag

pube