Geral

Seag e Fapes concluem mobilização para o +Pesquisa AgroCapixaba

A equipe de mobilização e divulgação do edital +Pesquisa AgroCapixaba concluiu, nesta segunda-feira (29)...

por Redação Conexão Safra

em 01/03/2016 às 0h00

4 min de leitura

pube

A equipe de mobilização e divulgação do edital +Pesquisa AgroCapixaba concluiu, nesta segunda-feira (29), a série de visitas a vários municípios do interior e da Grande Vitória. O objetivo é estimular o intercâmbio entre pesquisadores e grupos de pesquisas de várias instituições públicas e privadas para que apresentem propostas ao maior edital de pesquisa já aberto no Espírito Santo.

Serão investidos R$ 14 milhões no financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica em rede, que vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

Ações coordenadas
A equipe de divulgação do edital foi coordenada pelo secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, pelo subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, Marcelo Suzart, e pelo diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

A equipe técnica da Seag e da Fapes visitou o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) de São Mateus, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Barra de São Francisco, de Santa Teresa e de Itapina e a Unesc, em Colatina.

Na quinta (25), a caravana da integração se reuniu com pesquisadores nas unidades do Ifes de Piúma, e de Venda Nova do Imigrante. Na sexta-feira (26), a equipe do edital +Pesquisa AgroCapixaba, cujas inscrições prosseguem até o dia 28 de abril, visitou o Centro de Ciências Agrárias (CCA/Ufes) de Alegre, o campus do Ifes de Alegre e a Multivix, em Castelo. Na manhã desta segunda-feira (29), a ação foi realizada na Faesa, em Vitória.



Sobre o Edital +Pesquisa AgroCapixaba

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressalta que a elaboração do edital +Pesquisa AgroCapixaba levou em consideração os resultados obtidos durante as oficinas do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agropecuária Capixaba, o Pedeag 3, realizado entre os meses de agosto e novembro. “Ouvimos todas as prioridades dos produtores rurais, arranjo por arranjo, e publicamos um edital exclusivo para pesquisa agropecuária, com um investimento inédito de R$ 14 milhões, o maior investimento em pesquisa aplicada da história do Espírito Santo ”, ele frisa.

Já o diretor presidente da Fapes, Antonio Bof Buffon, destacou a intenção do Governo do Estado em “interiorizar a pesquisa e estimular o maior número de instituições de ensino e pesquisa localizadas no Espírito Santo em participar do desenvolvimento econômico, social e ambiental, sustentável, do estado ”, defendeu.

O Edital +Pesquisa AgroCapixaba encontra-se disponível em www.fapes.es.gov.br e www.seag.es.gov.br, e traz como novidade a necessidade de que os projetos sejam desenvolvidos em Rede. Cada Rede de pesquisa terá um coordenador e será composta, por no mínimo, três projetos, cada qual com um coordenador distinto.

Pelo menos um dos projetos deve ser coordenado por pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ou do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O edital contempla onze áreas temáticas a serem desenvolvidas: Fruticultura, Mamão, Cafeicultura, Produção Animal, Olericultura, Pipericultura, Silvicultura, Culturas Alimentares e Floricultura, Agricultura e Pesca, Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

Fonte: Segad






pube