pube
Geral

Profissionais de Ater são capacitados em Aracruz

Os técnicos participaram de dois cursos de capacitação para melhorar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município...

por Redação Conexão Safra

em 17/03/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube


O escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Aracruz e a Secretaria Municipal de Agricultura, atendendo à solicitação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Comdersu), Fibria, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural realizaram dois cursos de capacitação para técnicos que trabalham com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município.

O primeiro curso contou com a presença do coordenador do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), Giuliano Grigolin, que orientou os participantes sobre a utilização das ferramentas Geobases e QuantumGIS (QGIS) que é um software livre de geoprocessamento e pode ser usado para manipulação de dados geográficos, vetores e imagens.

O segundo foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do Incaper, Euridis Baptisti, sobre implantação de propriedades sustentáveis, tendo como objetivo ampliar conhecimentos para a implantação dos programas “Propriedades Sustentáveis ” e “Amigos da Água ”, destacando a revitalização de nascentes, recuperação de áreas degradadas e reservação de água.

“Devido à crise hídrica que ainda afeta o Espírito Santo foi feita a solicitação por parte do poder público para que os técnicos do Incaper fossem capacitados para orientar os produtores rurais sobre a importância de recuperar áreas de preservação permanentes de nascentes, localizadas na área rural do município de Aracruz. Durante esses cursos eles conheceram tecnologias que ajudam a lidar com a seca ”, disse o chefe do escritório do Incaper em Aracruz, Luiz Carlos Pereira do Sacramento.

pube