Geral

Pesquisadores visitam UD de Laranja em Jerônimo Monteiro

Os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura vieram ao Estado a convite da UFES para proferir uma palestra

por Redação Conexão Safra

em 17/09/2014 às 0h00

2 min de leitura

Pesquisadores visitam UD de Laranja em Jerônimo Monteiro


Uma Unidade Demonstrativa de Laranja instalada no município de Jerônimo Monteiro pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu a visita de dois pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura.

Os doutores Orlando Sampaio Passos e Dimmy Herllen Barbosa visitaram o pomar do senhor Dair Nascimento, onde está instalada a Unidade Demonstrativa. “Eles puderam conhecer as diversas variedades de laranja implantadas, como a bahia, folha murcha, pera IAC, pera Jetibá e Salustiana, além de outras plantas de laranjas e mexericas que servem de bordadura, todas sobre os porta-enxertos cravo, cleópatra e híbrido ”, explicou a agrônoma e coordenadora do Pólo de Laranja do Incaper, Marianna Abdalla Prata Guimarães.

pube

Ela também disse que a equipe de visitantes ficou muito satisfeita com o trabalho. “Eles acharam interessante a resposta das variedades de copa sobre os porta enxertos. Além disso, puderam experimentar alguns frutos de variedades que ainda não tinham sido colhidas ”, reiterou Marianna.

Além de pesquisadores da Embrapa, estiveram no local o gerente de fruticultura da Seag, Izaías dos Santos Bregonci, técnicos e pesquisadores do Incaper e o professor de fruticultura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA UFES), Ruimário Inácio Coelho.


Palestra sobre citricultura


Os pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura vieram ao Estado a convite da UFES para proferir a palestra “”Potencialidades da citricultura no ES””. Na região Norte, a palestra ocorreu no auditório da biblioteca do Centro Universitário Norte (Ceunes), em São Mateus, no dia 9 de setembro. Na região Sul, a palestra aconteceu no dia 11 de setembro, no auditório do CCA, e teve mais de 50 participantes, entre alunos e professores, técnicos do Incaper e produtores rurais.


A palestra teve como assuntos o cenário da produção de laranja no mundo, no Brasil e no ES, além de apresentação de algumas variedades de copa e porta-enxerto utilizadas no país, com destaque para os porta-enxertos estudados pela Embrapa.


Fonte: Incaper

pube