Geral

Pesquisador do Incaper é “Capixaba do Ano” na categoria “Tecnologias”

por Redação Conexão Safra

em 29/03/2016 às 0h00

2 min de leitura

Pesquisador do Incaper é “Capixaba do Ano” na categoria “Tecnologias”

pube
O pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) há 32 anos e coordenador estadual da cafeicultura, Romário Gava Ferrão, é campeão da premiação “Capixaba do Ano ” na categoria “Tecnologias ”. O resultado foi divulgado no último domingo (27). Ele se destacou por desenvolver nove variedades de café conilon, mais produtivas e resistentes a pragas e à seca e que propiciam um sabor melhor ao produto.

Romário Ferrão está à frente da equipe responsável pelo desenvolvimento das variedades de café conilon, entre elas a ‘Vitória – Incaper 8142’, ‘Diamante ES 8112’, ‘ES 8122-Jequitibá’ e ‘Centenária ES 8132’. Lembrando que o café conilon é um dos principais produtos agrícolas do Espírito Santo.

Ele é autor e coautor de diversos livros, participou da elaboração de mais de 300 trabalhos técnicos e científicos, tendo atuado em todos os municípios capixabas. Chefiou e orientou pesquisas que colaboraram para que, ao longo desses anos, a produção por área do conilon, crescesse abundantemente.

O pesquisador comemorou a premiação. “É resultado de um esforço que tem mais de 30 anos, que não foi só meu. Foi junto à instituição, que sempre deu a minha equipe condições favoráveis para realizar um trabalho contínuo, dinâmico, planejado, de longo prazo. O Incaper valoriza a ciência e tecnologia e o trabalho em conjunto com outras instituições ”.

“Fico extremamente feliz porque trata-se de um resultado que é constantemente aplicado na sociedade e que traz mudanças no meio rural, projetando o Incaper estadualmente, nacionalmente e internacionalmente. Lembrando que esse não é um momento só meu. É um momento de compartilhamento porque é um trabalho realizado em equipe ”, completou.

O Presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, reforçou o seu orgulho pela premiação do pesquisador e reforçou o reconhecimento pelos trabalhos realizados pelo pesquisador.

“Capixaba do Ano ”

Vários capixabas fazem a diferença quando o assunto é o crescimento do Espírito Santo. E, para homenagear esses profissionais, o jornal A Gazeta selecionou 30 personalidades que concorreram ao prêmio “Capixabas do Ano ”. Os indicados foram distribuídos em 10 categorias divididas por áreas de atuação que foram ação social, educação saúde, tecnologia, economia e desenvolvimento, empreendedor, meio ambiente, esporte, cultura e moda.

Fonte: Incaper

pube