Geral

Maçã: uma grande fonte de fibras e vitaminas

"Também é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes"

por Redação Conexão Safra

em 09/09/2014 às 0h00

2 min de leitura

Maçã: uma grande fonte de fibras e vitaminas


A maçã é bastante presente na mesa dos brasileiros e pode ser encontrada nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), durante todo o ano. O preço da fruta pode ser encontrado a partir R$ 2,50 o quilo.

Boa fonte de fibras, a maça oferece vitaminas A e C e folato (ou ácido fólico). Também é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes. É por isso que muitos dentistas brasileiros dizem que se toda criança comesse uma maçã por dia a cárie poderia até mesmo ser erradicada do país.

pube

Além disso, segundo a nutricionista Matilde Alves a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue: “As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma ”, conta a nutricionista.

Um estudo holandês recente sugere, ainda, que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Uma promessa tentadora, mas que necessita de novos estudos científicos para ser comprovada.


Dados


No entreposto da Ceasa/ES, podem ser encontradas variedades de maçã nacional e importada. De janeiro a agosto, circularam no mercado cerca de 14.895.716 quilos, gerando uma movimentação financeira de R$ 43.308.599,58.

Segundo o Setor de Estatística da Ceasa/ES, os estados que são destaques na comercialização da maçã nacional são São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Outros países como Chile e Argentina totalizam 910.901 quilos de maçã importada.


Fonte: Ceasa-ES


pube