pube
Geral

Jaguaré é destaque na comercialização de produtos agroecológicos

por Redação Conexão Safra

em 21/03/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube

A loja já comercializa mais de 50 produtos como frutas, verduras, entre outros.

Aproximadamente 25 agricultores do município de Jaguaré, Norte do Estado, comemoraram a experiência de sucesso da loja “Pão da Terra ”, que há mais de um ano comercializa produtos agroecológicos. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal, está apostando na ideia.

A loja já comercializa mais de 50 produtos como frutas, verduras, bolos, biscoitos e artesanatos, que movimentam cerca de R$ 8 mil por mês. O grupo de agricultores se reúne mensalmente no escritório local do Incaper em Jaguaré.

“A importância dessa iniciativa da comercialização de produtos agroecológicos no município é fortalecer a agricultura de base familiar sustentável, causando impacto diretamente na preservação do meio ambiente, estimulando a diversificação das atividades agrícolas na propriedade dos agricultores e promovendo o espírito cooperativista, ou seja, incentivando os agricultores a se organizar em associação nas comunidades. Além disso, fomenta a parceria entre os órgãos estaduais, municipais e sociedade civil organizada ” disse o extensionista do Incaper, Domingos de Jesus.

Agroecologia

A cartilha “Agricultura orgânica e agroecologia: princípios, métodos e práticas ”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresenta diversas técnicas que podem ser utilizadas na agricultura orgânica e conta com ilustrações e infográficos para facilitar a compreensão do tema. O autor da publicação é o pesquisador do Instituto e doutor em Agroecologia, Jacimar Luís de Souza.

Fonte: Incaper

pube