pube

Incaper incentiva técnica simples de economia de água na pasteurização

por Redação Conexão Safra

em 17/03/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apoia, cada vez mais ações tecnológicas, alternativas de otimização de consumo dos recursos hídricos. Nesse sentido, com esse apoio a agroindústria da Família Brioschi, na localidade de Providência, em Venda Nova do Imigrante, reutiliza a água do seu tanque de pasteurização e economiza de 03 a 04 mil litros de água por dia.

A água é proveniente da nascente que existe na propriedade dos Brioschi e é reutilizada para a pasteurização. Isso, graças à instalação de uma bomba simples no tanque de pasteurização e que qualquer produtor rural pode adotar em sua agroindústria. Funciona da seguinte maneira: os tanques comportam duas caixas d’água e essa bomba joga a água de uma caixa para a outra e a faz voltar novamente ao tanque para o seu reuso. A água é trocada, aproximadamente, de 15 em 15 dias.

O planejamento de construção da agroindústria foi feito pela economista doméstica do Incaper &ndash, aposentada recentemente -, Rita Zanuncio, com a parceria do técnico rural e chefe do escritório em Venda Nova do Imigrante, Evaldo de Paula. O Incaper elaborou e acompanhou tanto o projeto da agroindústria de derivados do leite, o projeto ambiental, o memorial descritivo de construção e econômico sanitário junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

“Foi nesse momento que optamos pelo sistema de reuso da água do tanque de pasteurização para a economia de água ”, contou Rita Zanuncio. Ela reforçou que a água pode ser reutilizada para o mesmo fim, uma vez que a bomba instalada no equipamento não deixa que a água entre em contato com qualquer outro produto.
A agroindústria atualmente usa a mão de obra dos homens da família que ficam por conta da produção agropecuária e das mulheres que compram o leite produzido na propriedade a um preço menor do que o pago pelo mercado e fabricam queijos, puína, doce de leite e iogurte.

Segundo Rita Zanuncio os familiares que trabalham na agroindústria valorizam o trabalho de assistência técnica rural e já participam do grupo da Chamada Pública de Assistência Técnica Rural (ATER) executada pelo Incaper.

Para Priscila Filete Brioschi, o Incaper tem uma função muito importante para os agricultores. “Temos o acompanhamento, a assistência e a elaboração de nossos projetos. Para nós, produtores, é muito mais fácil irmos até os técnicos do que ir diretamente ao banco ”.

A agroindústria da família Brioschi é registrada no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Venda Nova do Imigrante.

Fonte: Incaper

pube