pube
Geral

Incaper incentiva o cultivo de cacaueiro consorciado com outras culturas

por Redação Conexão Safra

em 30/03/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube
Aproximadamente 15 produtores rurais e agricultores familiares iniciaram hoje o curso de formação de lavoura de cacau, plantio e tratos culturais, realizado na Fazenda Caimirim, em Chapada Grande, no município da Serra. O evento em questão é uma parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca da Serra (SEAP) e vai até esta quarta-feira (30).

O curso está sendo ministrado pelo técnico em agropecuária e chefe do ELDR do Incaper da Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira e pelo técnico em agropecuária do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Leonardo Rodrigues Conceição.

De acordo com Joelson Ferreira, a iniciativa de realizar esse encontro se deu a partir do Diagnostico Rural Participativo (DRP) realizado por técnicos do Escritório Local (ELDR) do Incaper de Serra, em dezembro de 2015. “Nós percebemos a necessidade do município em orientar tecnicamente os agricultores quanto as lavouras de seringueiras consorciadas com o cacau, uma vez que o município já possui 900 hectares de seringueira e dois produtores de cacau que estão investindo cada vez mais na produção ”, explicou. “Nosso objetivo é que esses agricultores aproveitem da melhor forma a sua área, saibam investir com qualidade em mais de uma cultura e, de quebra, aumentem a sua renda ”.

Joelson Ferreira também contou que atualmente a saca de cacau está em torno de 600 reais, o que significa um preço bom de mercado e que tem despertado a atenção de muitos produtores capixabas.

Os participantes irão acompanhar discussões sobre o cultivo do cacaueiro, com ênfase na sua introdução nas propriedades, relacionar os tratos culturais necessários ao manejo do cacaueiro, serão descritos a importância do beneficiamento da produção, com ênfase nas etapas necessárias para se obter um produto de boa qualidade, de que forma os produtores podem produzir mudas de qualidade e as técnicas que deverão ser realizadas nas lavouras para proceder o plantio das mudas.

Dentre o conteúdo programático diverso, os agricultores poderão acompanhar detalhes importantes como, condições Edafo-Climáticas, temperatura, Umidade Relativa, profundidade, fertilidade, topografia, textura do solo, balizamento, calagem e adubação, análise de solo, época de plantio, irrigação, agentes nocivos, tipos de secagem, preparo da semente, entre outros.

Fonte: Incaper

pube