pube
Geral

III Semana Tecnológica do Agronegócio

por Redação Conexão Safra

em 11/02/2015 às 0h00

5 min de leitura

pube
A III Semana Tecnológica do Agronegócio, promovida pela COOPEAVI, realizada de 4 a 6 de setembro, em Santa Maria de Jetibá, foi um verdadeiro sucesso.

Mais de R$ 10 milhões em negócios, com vendas de máquinas e produtos, um total de 5.294 pessoas circularam pelo evento, do Estado e, também, da Bahia, São Paulo e Distrito Federal. Além disso, foram realizados lançamentos nacionais de equipamentos, as palestras foram de alto nível e o objetivo do evento foi totalmente atingido, de levar atualização e desenvolvimento para o agronegócio.

Vale ressaltar que essa área já representa atualmente 23% do PIB brasileiro e 30% dos empregos gerados no país. Dessa forma, é um setor de grande relevância e que precisa ser trabalhada em conjunto com as outras prioridades, junto com políticas públicas voltadas especialmente para o agronegócio.

Esse foi um dos pontos destacados na palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também ressaltou sobre a questão de se pensar em estruturas para trabalhar o coletivo, pois só com políticas agrícolas para todos será possível reduzir riscos e as incertezas dos produtores.

“O cooperativismo permite um progresso de forma coletiva. E, ainda, corrige o social por meio da economia. Já que quem consegue produzir bem e vender seus produtos de forma justa, vive tranquilo e com qualidade ”, disse.
Várias autoridades prestigiaram o evento, entre eles o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli.

“Parabenizo a Coopeavi por esse maravilhoso evento e por ser referência nacional, é uma cooperativa geradora de ideias e de vidas. Afinal, investir no cooperativismo é investir no capital social e no desenvolvimento local. E isso, a Coopeavi faz com maestria. Vamos mudar o mundo com a força do cooperativismo ”, afirmou Márcio.

Neste ano, o evento foi estruturado de forma que permitiu aos visitantes uma total integração entre os acontecimentos, já que havia uma tenda central, com o palco principal, e três tendas divididas nos temas de sustentabilidade, tecnologia e cooperativismo, onde foram realizadas as palestras.

Outro ponto de destaque da Semana Tecnológica foi levar para conhecimento dos participantes a evolução na área de sistemas e máquinas que facilitam e agregam desenvolvimento no dia a dia do cooperado.

A III Semana Tecnológica do Agronegócio também valorizou o papel da mulher no agronegócio, no qual foi grande o número de mulheres que circularam pelo evento em busca de novos conhecimentos e, consequentemente, aprimoramento.

Uma palestra que teve repercussão muito positiva foi com a peruana, Edith Meza Sagarvinaga, que é produtora e exportadora de café especial e incentivou as participantes para não perderem a oportunidade de ter um café de qualidade, já que o mercado pede café especial e com sabores diferentes.

Também foram destaques nas palestras, os seguintes temas: o controle da irrigação para o consumo racional da água, a importância da mecanização na horticultura, projeto reflorestar, cooperativismo na “veia ”, manejo de lagartas na horticultura, o papel da mulher na propriedade rural entre outros.

Na parte cultural e de lazer, teve as apresentações durante todo o evento da dupla humorística “Super Mímicos ”, que alegraram os participantes e divertiram as crianças. E para encerrar com alegria e emoção a III Semana Tecnológica do Agronegócio, foi apresentado um super show com a cantora Bruna Viola, que empolgou a todos tocando lindamente sua viola, que ela considera sua maior joia.

Foi um evento de total integração, troca de experiências e aprendizado. Dessa forma, o próximo já tem data marcada: a IV Semana Tecnológica do Agronegócio será nos dias 11,12 e 13 de setembro de 2015.

50 anos COOPEAVI

A cooperativa foi fundada no dia 6 de setembro de 1964. Porém, durante os três dias de evento foi cantado um parabéns especial e várias ações foram realizadas em comemoração ao aniversário. Uma homenagem que emocionou a todos foi a dos alunos da Escola Cooperação, que cantaram a música “”COOPEAVI: orgulho de nossa terra””, em que a composição da letra e música foi deles, junto com o professor de história Maurílio Ramos.

“Conseguimos aos poucos, mas com muito trabalho, avançar e conquistar tudo que temos hoje. E não temos limites, vamos sempre em frente, tendo como base nossos associados e sempre em busca de benefícios e desenvolvimento ”, disse emocionado o presidente da COOPEAVI, Argeo Uliana.

E para abrilhantar a comemoração, no último dia do evento foi realizado um culto ecumênico e lançados o livro dos 50 anos e um carimbo comemorativo, junto com os Correios. Todos os sócios fundadores foram homenageados com um exemplar do livro.

Sobre a Coopeavi &ndash, A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Atualmente conta com mais de 9 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores.
Fonte: Assessoria de imprensa Coopeavi.



pube