pube
Geral

Família participa de oficina do Projeto Cores da Terra em Alegre

por Redação Conexão Safra

em 11/02/2015 às 0h00

2 min de leitura

Família participa de oficina do Projeto Cores da Terra em Alegre

pube
Na comunidade da Roseira, município de Alegre, uma família do Programa Brasil Sem Miséria participou de uma oficina sobre fabricação de tintas usando a terra como pigmento natural. O objetivo da atividade, realizada pelo Instituto Capixaba e Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi proporcionar mais vida à moradia do meio rural, a um custo baixo.

A oficina contou com duas partes que abrangeram a seleção e coleta da terra e preparação da superfície para pintura, no primeiro dia, e a fabricação da tinta e pintura imobiliária, no segundo. Entre os benefícios da tinta feita à base de terra estão o baixo custo, a sustentabilidade e a durabilidade.

De acordo com a extensionista do Incaper Joana Junqueira Carneiro, a família da agricultora Andreia Araújo Oliveira Mangeseste e Márcio Mangeseste achou interessante quando soube da possibilidade de pintar sua casa com cores da terra. “Eles escolheram a cor após o teste ‘da paleta’ na parede e colocaram mãos à obra ”, relatou Joana.

Atualmente, existem 30 beneficiários o Programa Brasil Sem Miséria no município de Alegre. A pintura com cores da terra pretende ser ampliada para os beneficiários que possam usá-la em suas casas próprias.

,Fonte: Secom ES