Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União) apresentou proposta para declarar como patrimônio cultural imaterial estadual a Fábrica de Pios de Caça Maurílio Coelho, localizada na Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim. O Projeto de Lei (PL) 564/2024 será analisado pelas comissões de Justiça, Cultura e Finanças da Assembleia Legislativa (Ales).
Acompanhe o andamento do PL 564/2024
A empresa foi fundada em 1903. O pio é um equipamento feito de modo artesanal, que, se antes era muito utilizado para caça, hoje cumpre a função de preservação da natureza, da história e da cultura cachoeirense, defende o parlamentar.
“Maurílio Coelho foi o pioneiro e quem deu início à fábrica de pios, há mais de 120 anos. Ele aprendeu a confeccionar os pios com os índios Puris, que viviam na região onde hoje é a cidade de Muqui-ES”, lembra o deputado. A experiência com a fabricação de “pios para caça” foi passando pelas gerações da família.
Na esfera municipal, a fábrica já foi declarada como patrimônio cultural em 2003, ano do centenário da fábrica. A unidade é considerada como a única no segmento na América Latina, com exportação de itens para América do Norte, Europa e Ásia.




