Geral

Evair de Melo participa de audiência com a Ministra Kátia Abreu

por Redação Conexão Safra

em 30/01/2015 às 0h00

3 min de leitura

Evair de Melo participa de audiência com a Ministra Kátia Abreu

pube
O deputado Federal eleito, Evair de Melo (PV/ES) participou de audiência com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, para discutir as demandas e soluções do setor de café brasileiro.
A audiência foi proposta pelo Ministério com o intuito de ouvir as demandas e anseios dos produtores de café. Nesta sexta-feira (30) a ministra virá ao Espírito Santo participar de agendas do setor agropecuário.

Evair de Melo ressaltou a importância e valorização da pesquisa científica para o setor de café, envolvendo a Embrapa, o consórcio de Pesquisa de Café e as universidades públicas.

“”A academia brasileira pode contribuir mais. Além da pesquisa agropecuária, ela pode contribuir para a implantação dos Departamentos de Economia e de Comunicação. Precisamos trazer as nossas universidades públicas para ajudar a melhorar o agronegócio e a cafeicultura. A ampliação dessa rede vai permitir novas soluções voltadas para o setor””, explica o parlamentar capixaba.

Evair destacou a situação em que se encontram os médios produtores de café, que sofrem com a falta de políticas públicas. “”Esses produtores não são contemplados com os programas sociais voltados aos pequenos agricultores e também não possuem capacidade para participar e competir em mercados maiores. Precisamos fortalecer as políticas governamentais para atender aos médios cafeicultores””.

O parlamentar lembrou ainda a importância de agregar outros operadores do café. Segundo ele, é preciso envolver as indústrias de marketing, de equipamentos e de insumos para o café.
“”O ministério do Turismo também pode contribuir melhorando a visibilidade da cafeicultura brasileira””, completa.

Evair de Melo também entregou à Ministra relatório do drama hídrico que atinge o Espírito Santo, causando prejuízo histórico para o rural capixaba, que já atinge mais de R$ 1,5 bilhão. Dentre os pleitos está a possibilidade de o Ministério da Fazenda autorizar, com urgência, a prorrogação dos financiamentos.

Kátia Abreu aproveitou o encontro para apresentar as propostas de reformulação das políticas do Ministério e também uma série de mudanças que a Ministra pretende implantar na Pasta.

Também participaram da audiência representantes do Conselho Nacional do Café (CNC), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e da Associação Brasileira da Indústria de café Solúvel (ABICS).