pube
Geral

Dia de Campo de café conilon reúne produtores em Muniz Freire

Entre os cerca de 200 presentes estiveram produtores, técnicos de empresas e autoridades municipais

por Redação Conexão Safra

em 30/06/2014 às 0h00

3 min de leitura



pube

O Incaper realizou um Dia de Campo de Café Conilon na propriedade rural do senhor Paulo Sérgio Guimarães, localizada na comunidade de Águas Claras, distrito de Piaçu. Entre os cerca de 200 presentes estiveram produtores, técnicos de empresas e autoridades municipais.

“O Dia de Campo é uma das metodologias de maior aceitação pelos agricultores para que novas tecnologias e informações cheguem ao seu alcance ”, falou o chefe do escritório local de Muniz Freire, Leandro Mendel.

Ele disse que a economia de Muniz Freire está baseada na pecuária e na cafeicultura, com destaque para o café arábica. “”Nos últimos anos, porém, temos visto um grande aumento no cultivo do café conilon, que até pouco tempo era quase inexpressivo no município e hoje tem cerca de 200 produtores com algum tipo de variedade do conilon plantada, totalizando uma área estimada de mais de 400 hectares, variando entre altitudes de 350 a 700 metros acima do nível do mar””, explicou Leandro.

O Dia de Campo contou com três estações, divididas nos seguintes temas: Tecnologias de implantação de lavouras de café conilon, que teve como palestrante o pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, que abordou a importância do preparo do solo, escolha de variedades, mudas, espaçamentos e plantio em linha, Tecnologias de manejo de lavouras de café conilon, ministrada pelo pesquisador do Incaper Abraão Carlos Verdin Filho, que falou sobre calagem, adubação, sistemas de irrigação e a poda programada, e Tecnologias para melhoria da qualidade do café conilon, ministrada pelo extensionista do Incaper, Adilar Viana, que abordou assuntos relacionados à importância do manejo pós-colheita do café, o mercado atual e futuro para o conilon capixaba.

No final do evento, foram sorteados mais de 30 brindes para os inscritos, entre eles uma roçadeira, uma motossera para poda, três pulverizadores costal manual, uma plantadeira-adubadeira. “”Esse tipo de evento é de grande importância para o município. Os produtores presentes ficaram muito felizes com o evento, principalmente pela oportunidade de tirarem suas dúvidas em relação à cultura do café conilon. Os palestrantes ficaram muito surpresos com o número de agricultores presentes e pelo interesse e interação durante as apresentações””, finalizou Leandro.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e o Dia de Campo é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Muniz Freire, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, e a Associação dos Agricultores Familiares de Águas Claras e Boa Esperança (AFABE).


Fonte: Incaper

pube