pube
Geral

Curso orienta sobre uso correto e seguro de agrotóxicos

por Redação Conexão Safra

em 11/02/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
Para reduzir o impacto ambiental que o uso de agrotóxicos pode gerar nas lavouras de, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Conceição do Castelo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural, realiza nesta quinta (15), sexta-feira (16) e sábado (17), o curso sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos para 15 agricultores da comunidade de São José da Bela Vista.

Durante as aulas, realizadas das 08 às 17 horas e ministrada pelos técnicos do Senar, os participantes irão conhecer mais sobre a preservação do meio ambiente, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), aplicação correta de agrotóxicos, conceitos de toxicidade, primeiros socorros, regulagem, manutenção de equipamentos e noções sobre as leis que regulamentam o uso desses produtos.

A utilização do EPI serve para não expor a saúde do produtor rural em contato direto com os insumos agrícolas, que podem oferecer risco no caso da falta destes equipamentos de segurança. Após o uso dos agrotóxicos, o produtor rural deve realizar uma lavagem adequada das embalagens e devolver às lojas onde são comercializados esses produtos. Os estabelecimentos têm o dever de receber as embalagens e dar a destinação adequada a eles.

De acordo com o extensionista do Incaper, Adilar Viana, o curso ministrado por instrutores do Senar será importante para os produtores conhecerem melhor os deveres e obrigações dos agricultores que fazem uso de defensivos agrícolas e das lojas que os comercializam. “A legislação será um tema fundamental para que o produtor rural conheça melhor as regras de utilização de agrotóxicos, para que não prejudique o meio ambiente e nem a saúde do produtor rural e do consumidor final do produto ”, afirma.

Uma das normas legais para o uso de agrotóxicos é a proibição da utilização do mesmo a menos de 30 metros de cursos d’água, para que rios, córregos e nascentes não sejam contaminados. Outro tema da capacitação será os primeiros socorros em caso de algum acidente durante a aplicação dos defensivos agrícolas.

Fonte: Incaper

pube