pube
Geral

Cachoeiro prepara novo Seminário Municipal das Águas

por Redação Conexão Safra

em 10/11/2015 às 0h00

2 min de leitura

Cachoeiro prepara novo Seminário Municipal das Águas

pube
Representantes de entidades, empresas e comunidades participam de oficina nesta quarta (11)

Como parte da preparação da segunda edição do Seminário Municipal das Águas, prevista para o próximo dia 25, Cachoeiro promove uma oficina nesta quarta (11), com a participação de representantes de entidades, empresas e comunidades. O encontro começa às 8h30, na Escola Família Agrícola, em Pacotuba.

O objetivo é elaborar um documento determinando pontos estratégicos para a preservação e conservação das águas no município. As propostas serão levadas para a apreciação de todos os que comparecerem ao seminário, que deve reunir 200 participantes, entre convidados e moradores.

“No seminário, todos os participantes poderão dar novas sugestões, fazer observações sobre o documento formulado na oficina e participar da discussão. Com a realização deste encontro, ganharemos tempo para avaliarmos, de forma mais eficaz, as políticas públicas para a preservação das águas no município ”, avalia o subsecretário de Agricultura Familiar, Edson Canchilheri.

Entre os convidados para a oficina estão representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Sindicato Rural, Escola Família Agrícola (Efaci), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Agersa), Odebrecht Ambiental, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Polícia Ambiental, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de comunidades.

Preservação das águas

O primeiro Seminário das Águas foi realizado no último mês de março, em plena crise hídrica vivenciada pelo sul do estado no verão. Nele, os participantes apontaram saídas para a preservação e conservação das águas que já estão sendo viabilizadas pelo poder público, como a construção de caixas secas em propriedades rurais.

Os trabalhos de preparação já começaram, com aplicação de questionários, visitas técnicas, elaboração de projetos para as pequenas barragens e a despensa de licenciamento. As obras devem ter início já na próxima semana.

No dia 25 de novembro, quando acontecerá o segundo seminário, os participantes poderão sugerir novas medidas. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro (Faccaci), em Morro Grande, a partir das 8h.