pube
Geral

Cachoeiro de Itapemirim quer produzir cacau em grande escala

"O acordo com o órgão do Governo Federal pode ser caminho dos produtores para aumento da produção do fruto no município"

por Redação Conexão Safra

em 22/09/2014 às 0h00

2 min de leitura


A produção de cacau vai ganhar impulso em Cachoeiro de Itapemirim. A prefeitura e a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do governo federal, firmaram acordo de cooperação para desenvolver a cultura no município, que, apesar das condições climáticas favoráveis, conta com apenas dois produtores do fruto.

pube

Inicialmente, serão realizados um levantamento das demandas pelo plantio de cacaueiro e capacitação técnica dos agricultores, trabalhadores rurais e suas associações.

Também estão previstos no acordo a elaboração de projetos de implantação de lavouras (incluindo projetos de irrigação), a prestação de assistência técnica aos agricultores, o acesso a crédito e a multiplicação de mudas resistentes a pragas e doenças.

O cultivo será feito dentro das diretrizes do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau do Espírito Santo (Cacau Sustentável). “Cachoeiro tem muito potencial para expandir essa cultura, que pode gerar muitos empregos e renda no campo. É um novo incentivo à diversificação agrícola que estamos propondo ”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.

Ainda de acordo com Arcanjo, as ações podem resultar também em projetos de agroindústria para o aproveitamento dos subprodutos do cacau e outras espécies frutíferas da região, fortalecendo o empreendedorismo no meio rural.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim



pube