pube
Geral

Cachoeiro incentiva aumento da produção de mel

Agricultores receberam materiais para produção com o objetivo é aumentar a produção de mel e derivados no município

por Redação Conexão Safra

em 17/09/2014 às 0h00

2 min de leitura

Cachoeiro incentiva aumento da produção de mel


Trinta agricultores familiares de Cachoeiro de Itapemirim receberam da prefeitura equipamentos e insumos para investirem na apicultura. O objetivo é aumentar a produção de mel e derivados no município, além de combater a pobreza no campo. A entrega dos materiais foi realizada nesta semana, na Ceasa Regional Sul.

pube

Todos os produtores contemplados são membros de famílias inscritas em programas sociais do governo federal. Eles já receberam treinamento e estão aptos a começar a desenvolver a nova cultura.

Os kits entregues são do projeto Apisfrut, desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com recursos do Ministério da Integração Nacional e apoio do governo estadual, prefeitura e associação de apicultores da região. Cada kit contém dez colmeias e suportes, melgueiras, fumegador, dez quilos de cera, carretilha macacão, botas e luvas.

“Essa é mais uma ação com foco na diversificação da economia rural de Cachoeiro e na oferta de novas oportunidades de geração de renda para as famílias do campo ”, frisa o prefeito Carlos Casteglione, que participou da entrega dos materiais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a meta é triplicar a produção de mel no município. Neste ano, produtores já venderam 3 toneladas do produto para a alimentação escolar da rede municipal e a mesma quantidade para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Estamos trabalhando na instalação de um entreposto de mel na comunidade de Pedra Lisa, para onde os produtores poderão levar sua produção para envasar em latões ”, conta o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, que esteve presente na entrega.

Também participaram da solenidade o diretor de extensão do Ifes, Francisco Rapichane, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Tiago Viana, o presidente da associação de apicultores da região, Luiz Cláudio de Souza, e representante do Instituto Saviesa de Inovação e Tecnologia, que auxilia o Ifes no gerenciamento do projeto.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro