pube
Geral

Cacau: Deputado Evair propõe que Ceplac vire Superintendência

O deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), conhecedor do trabalho e da importância Gerência da Comissão...

por Redação Conexão Safra

em 29/03/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube
O deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), conhecedor do trabalho e da importância Gerência da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) no Espírito Santo, apresentou diretamente à ministra da Agricultura Kátia Abreu não só defesa para reverter extinção da Gerência da Ceplac em território capixaba, mas proposta de efetivação da mesma como Superintendência de Desenvolvimento da Cacauicultura.

O movimento é baseado na intenção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em extinguir a Gerência da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), localizada em Linhares.

“A Ceplac existe no Espírito Santo há 50 anos e é uma referência, com unidades de pesquisa e de extensão, e historicamente contribui decisivamente no impulso da cacauicultura capixaba, que está prestes a completar um século. Fecha-la é um retrocesso. É preciso sim melhor aparelhada, com a reposição e adequação de seu quadro funcional, de forma que possa atender os produtores de cacau de todas as regiões do Estado ”, destaca Evair de Melo

A notícia da extinção da Ceplac em Linhares, com os trabalhos sendo remanejados para a Superintendência da Bahia, agitou os produtores de cacau e parceiros da Ceplac no Espírito Santo.

Dentro do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau do Espírito Santo (Cacau Sustentável), a Ceplac está à frente da coordenação do Comitê Gestor. O programa, lançado em 2012, é fundamental para expansão do cacauicultura no Estado. Antes em 16 municípios, a cultura atualmente está presente em 46 municípios e a produção, apesar da seca prolongada, em 2015 bateu em 6.230 toneladas de amêndoas. Projeções existentes apontam que em 2019 o montante atinja 20.000 toneladas.

Na avaliação de Evair de Melo, a Ceplac proporciona maior eficiência e eficácia no enfrentamento das dificuldades que afligem o setor cacaueiro, com atuação destacada durante a destruição de grande parte das Iavouras infectadas pela vassoura de bruxa.

pube