Geral

Agricultores familiares recebem sementes de qualidade em Marechal Floriano

por Redação Conexão Safra

em 15/03/2016 às 0h00

4 min de leitura

Agricultores familiares recebem sementes de qualidade em Marechal Floriano

pube

Aproximadamente 150 agricultores familiares receberam sementes da variedade Milho Capixaba Incaper 203 do Programa Produção de Sementes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Na mesma ocasião também foram entregues aos agricultores 120 mil mudas de café arábica e 60 mil mudas de pupunha. O evento foi realizado na tarde dessa quinta-feira (10) no auditório da Prefeitura do município de Marechal Floriano.

Participaram do evento, o diretor técnico do Incaper, Lucio Herzog DeMuner, o pesquisador e coordenador estadual de Culturas Alimentares e Agroenergia, Márcio Adonis Miranda Rocha, o chefe do escritório local do Incaper de Marechal Floriano, César Abel krohling, o prefeito municipal, Antônio Lidiney Gobbi e o secretário de Agricultura do município, Ubaldino Saraiva, entre outras autoridades.

De acordo com Lucio DeMuner, “por trás das sementes e das mudas temos tecnologia, um material genético de qualidade superior e muitos anos de pesquisas. Este ano vamos produzir de oito a dez toneladas de milho e feijão visando atender ao programa e aos agricultores familiares com o apoio da assistência técnica realizada em diversos municípios capixabas ”.

O pesquisador Márcio Adonis, deu explicações técnicas sobre o Milho Capixaba Incaper 203. Segundo ele, é uma variedade oriunda de trabalhos de pesquisa desenvolvidos desde 1985 na Fazenda Experimental de Sooretama (Incaper), por intermédio de várias estratégias de melhoramento genético. O milho já foi lançado na Fazenda Experimental de Viana e a tecnologia usada (há 30 anos) resultou em um material adaptado às diversas condições ambientais do Estado.

Segundo César Krohling, dos 1.300 produtores que o município possui atualmente, 97% são de base familiar. Daí vem a importância de resgatar a alimentação básica dessas famílias e dos animais domésticos, a partir de alimentos de alta qualidade. “Temos o intuito de resgatar as variedades do milho que foram esquecidas ao longo do tempo no município. O intercâmbio que o Incaper proporciona hoje, antigamente só era feito entre os produtores ”, lembrou.

As entregas também vão ao encontro da renovação das lavouras nas propriedades, incluídas no Programa Renovar Arábica, do Governo do Estado e à diversificação agrícola com a entrega das mudas de pupunha.

É o caso da família do produtor rural de Marechal Floriano, o senhor Arlindo Corrêa da Silva que recebeu sementes de milho e mudas de pupunha. Em sua propriedade, são produzidos milho, café e feijão. “Além de receber um milho de alta qualidade, nós vamos tentar plantar a pupunha também porque a nossa ideia é diversificar as nossas culturas ”, contou dona Analina Neves da Silva, esposa do senhor Arlindo.

As mudas de café e pupunha foram trazidas do viveiro do senhor Elizeu Huber, que é bem conhecida no município. Ele possui atualmente oito hectares com 40 mil pés de café, 10 mil pés de banana e pupunha. Além disso, em outubro ele completa 20 anos de viveiro certificado pelo Ministério da Agricultura. “Eu recomendo que todos os pequenos agricultores invistam nas culturas consorciadas porque a partir do momento em que eu diversifico as culturas em uma mesma área, eu aumento a renda das lavouras e diminuo os custos de produção ”.

O prefeito, Lidiney Gobbi, contou mais sobre as atividades realizadas nesta gestão, em Marechal Floriano, que contemplam à Secretaria Municipal de Agricultura e enalteceu o trabalho dos técnicos do Incaper no município. Ele agradeceu o apoio que recebe da diretoria do Incaper, nas atividades agrícolas de capacitação dos produtores rurais e difusão de materiais genéticos com qualidade superior.

Fonte: Incaper

pube