pube
Eventos

Diversidade cultural e natural do Espírito Santo exposta em Feira na capital

Artesanatos e inúmeras espécies de plantas estarão em espaços reservados da Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES, que acontece entre os dias 2 e 5 de junho, na Praça do Papa

por Assessoria de Imprensa

em 26/05/2022 às 7h43

3 min de leitura

Diversidade cultural e natural do Espírito Santo exposta em Feira na capital

Foto: divulgação

Graças à sua posição geográfica, o Espírito Santo é rico em sabores, paisagens, belezas naturais e artísticas criadas pelas mãos dos capixabas. Por ser uma referência quando o assunto é diversidade, o Estado é, também, berço de diversos artesãos e artesãs que levam a identidade, a cultura, a história e a tradição espírito-santense em suas peças, constituídas de matérias-primas características do Espírito Santo: panelas de barro, balaios, fibras naturais, retalhos e outros. Além disso, o setor artesanal tem forte destaque na economia estadual e brasileira, é responsável por movimentar cerca de R$ 50 bilhões por ano, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é a profissão de aproximadamente 40 mil capixabas, de acordo com a Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes).

Além de ser referência artesanal no Brasil e no mundo, o território capixaba é rico por sua diversidade biológica. Segundo dados do Herbário da Universidade Federal do Espírito Santo, o Estado ocupa a 7ª posição, entre os 26 da federação, em diversidade de plantas, com mais de 6 mil espécies registradas apenas aqui e tem a maior parte do Corredor Central da Mata Atlântica em seu território. Diante de tanta diversidade, a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do ES chega à Praça do Papa, em Vitória, entre os dias 2 e 5 de junho, com espaços especiais para o artesanato e as plantas e flores diversas que são cultivadas no Espírito Santo.

O evento é gratuito e reunirá, ainda, sabores típicos capixabas, um espaço para a economia solidária e para o microempreendedor individual. “Existe uma parte da população que não conhece as próprias belezas capixabas. Por isso, nosso objetivo com a Feira é expor a cultura e a tradição do nosso povo, além de favorecer o contato entre nossas famílias produtoras e visitantes para valorizar o que é produzido e fabricado integralmente em nosso Estado”, comenta Julio Mendel, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES) e organizador do evento.

pube

Novidades da Feira em 2022

Além da exposição de flores e do artesanato capixaba, o evento terá degustação de delícias, bebidas artesanais e de cafés em destaque no cenário espírito-santense, a praça de alimentação, com food trucks disponíveis para os visitantes, uma agenda repleta de apresentações culturais e o tombo da papa, prato típico do interior do Espírito Santo.

Serviço

A Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária do ES acontece de 2 a 5 de junho, na Praça do Papa, em Vitória.

Horários

Quinta e sexta (2 e 3 de junho): 16h às 22h

Sábado (4 de junho): 10h às 22h

Domingo (5 de junho): 10h às 18h

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!