Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

A produção dos Cafés do Brasil, inicialmente estimada para a safra de 2023, foi calculada em 54,94 milhões de sacas de 60 quilos, das quais 37,43 milhões de sacas são de café da espécie Coffea arabica e 17,5 milhões de sacas de Coffea canephora (robusta e conilon).
No Espírito Santo, a estimativa é de 392,8 mil hectares, área plantada menor do que a da safra de 2022, quando foi 402,5 mil hectares. A perspectiva é de que saiam dos cafezais capixabas 14,5 milhões sacas de 60 quilos beneficiadas, quantidade 13% menor do que em 2022, quando foram colhidas 16,7 milhões de sacas.

No país, em relação às áreas em produção, os cafés arábica ocupam atualmente o equivalente a 1,51 milhão de hectares, e da espécie conilon a 394,3 mil hectares, o que corresponde, respectivamente, a 79% e 21% da área em produção da cafeicultura brasileira, que é de 1,9 milhão de hectares.
No contexto da produção mundial de café, a qual foi estimada em 172,8 milhões de sacas de 60kg para o ano-cafeeiro 2022-2023, verifica-se que a produção de arábica foi calculada em 92,7 milhões de sacas, volume que corresponde a 53,6% da produção mundial. Complementando, constata-se que a produção de canéfora, de 80,1 milhões de sacas, equivale a 46,4% da safra do planeta.
Caso a safra brasileira de café arábica, que foi estimada para 2023 em 37,43 milhões de sacas, seja comparada com a produção mundial de 92,7 milhão de cafés dessa mesma espécie, observa-se que a produção brasileira da espécie equivale a 40,4% do total. E, em complemento, que a espécie de café canéfora brasileira, calculada em 17,5 milhões de sacas, corresponde a 21,84% da produção global dessa espécie.
Convém ressaltar que os dados e análises da produção dos Cafés do Brasil contendo os números da produção das duas espécies (Coffea arabica e Coffea canephora) foram obtidos do Sumário Executivo do Café – Maio 2023, publicado e divulgado pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa.
(Com informações do Mapa)





