Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução para autorizar os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) a realizarem análises para o diagnóstico da Covid-19. A liberação dos laboratórios pela Anvisa foi anunciada na tarde de hoje (2) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Neto, que coordena oComitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.
A rede deLFDAsé coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com laboratórios que reúnem alta capacidade analítica e proficiência em diversos métodos e diagnósticos.Os laboratórios ainda aguardam a destinação de insumos, como reagentes, para iniciar os testes.
AResolução da Diretoria Colegiada da Anvisavalerá, em princípio, por seis meses, mas pode ser renovada enquanto reconhecida pelo Ministério da Saúde a emergência relacionada à pandemia do novocoronavírus.Também há previsão da utilização de laboratórios da Embrapa, o que deve ocorrer em uma segunda etapa.
Segundo a Anvisa, mesmo com a suspensão de algumas exigências, os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária deverão atender os requisitos técnicos para garantir a qualidade e a segurança das análises para o diagnóstico da Covid-19, conforme as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde.
De acordo com as negociações já realizadas entre o Ministério da Saúde e oMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os laboratórios que irão compor a força-tarefa serão osLFDAsde Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.




