pube
Cooperativismo

Cooperativismo tem lugar especial na Agrishow 2022

por Redação Conexão Safra

em 29/04/2022 às 9h15

2 min de leitura

Cooperativismo tem lugar especial na Agrishow 2022

Foto: reprodução

É comum produtores rurais, principalmente os pequenos, optarem por se associar a cooperativas para diminuir custos e ganhar maior poder de barganha, tornando-se competitivos no mercado. Os agricultores cooperados são, ao mesmo tempo, donos e usuários da cooperativa, que oferece assistência técnica e tecnológica, insumos em melhores condições para aquisição e, em muitos casos, agrega valor à produção dos cooperados e coordena a venda interna e as exportações.

Existem 141 cooperativas de diversos segmentos agropecuários reunidas na Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP). Com 168 mil produtores associados, elas faturaram perto de R$ 40 bilhões em 2021. No Brasil, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 1.173 cooperativas agro, com mais de 1 milhão de cooperados. Cerca de 50% dos alimentos produzidos no país passam por cooperativas.

pube

 

Casa do Cooperativismo

Durante a Agrishow 2022, maior feira agropecuária a céu aberto do mundo – de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto –, a OCESP e a OCB irão receber caravanas de agricultores cooperados de várias regiões de São Paulo no estande ‘Casa do Cooperativismo’. Os visitantes terão a oportunidade de se inteirar de assuntos como as novas obrigações para produtores, provenientes da NR-31 (norma federal sobre segurança e saúde no campo) – entre elas a capacitação até 2026 dos aplicadores de agrotóxicos –; nova linha de crédito rural do BNDES para agricultores de todos os portes; e poderão participar de uma clínica de educação financeira com equipe de cooperativa de crédito.

O estande é um ponto de apoio para os cooperados tomarem fôlego durante a visita à feira, num ambiente climatizado, com cafezinho, água, salgados e doces. Algumas cooperativas vão oferecer seus produtos na Casa do Cooperativismo, como é o caso do café da Cocapec, do amendoim da Coplana e do suco da Coagrosol.

Nossa presença na Agrishow é obrigatória. O cooperativismo é o melhor caminho para o sucesso dos pequenos e médios agricultores. Estamos aqui para mostrar programas que melhoram a gestão e os negócios das cooperativas e, por consequência, a qualidade de vida dos produtores cooperados”, salienta o presidente da OCESP, Edivaldo Del Grande, que recepcionará os visitantes na Casa do Cooperativismo.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!