pube
Cooperativismo

Cooperativas integrantes do Progescoop participam de 2º módulo do PDD

por Redação Conexão Safra

em 18/05/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube

Cerca de 40 pessoas das 10 cooperativas integrantes do Progescoop – Programa de Gestão Avançada das Cooperativas do Espírito Santo, participaram ontem (10) e hoje (11) do segundo módulo do PDD – Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, que durante essas 16 horas deu ênfase ao “Marketing e Comercial ”.


Estiveram presentes representantes das cooperativas: Agrum Coop, Cacal, Caf Sul, Clac, Cooabriel, Coocafé, Coopbac, Coopeavi, Selita e Veneza, além de integrantes do Sistema OCB-SESCOOP/ES e SEAG. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Rayner Santos, o PDD é uma parte fundamental no Programa, pois já tratou de temas como a “Estratégia Empresarial ”, e agora está abordando “Marketing e Comercial ”. Mas ainda virão módulos sobre “Finanças Corporativas ”, “Gestão de Projetos ”, “Gestão de Processos ” e “Gestão de Pessoas ”.

“O PDD é uma etapa feita com representantes de todas as cooperativas reunidas e repetida para outros grupos nos próximos 2 anos de Programa. Dessa forma é possível que diversos grupos dentro da mesma cooperativa tenham conhecimento profundo dos temas citados acima e tanto o discurso quanto os objetivos fiquem alinhados entre os setores ”, afirmou o gerente.


Além do PDD que é realizado em conjunto, o Progescoop possui também módulos individuais com visitas a cada cooperativa participante, além de Comitês e Encontros de Dirigentes. O Programa que teve início em 2015 e só terminará em 2018, faz parte de um convênio celebrado entre Seag e OCB/ES, com o objetivo de contribuir para a profissionalização das cooperativas, a partir da adoção de ferramentas de gestão modernas e avançadas, otimizando recursos e maximizando resultados para os seus cooperados.

O Progescoop contempla a adoção de um modelo de gestão focado na melhoria de resultados e no aumento de competitividade, sendo assim, de acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto,
o convênio faz parte de uma nova política do Governo do Estado, em relação ao apoio ao setor produtivo agropecuário, com a finalidade de adensar os arranjos produtivos e os polos de produção por meio da articulação com as agroindústrias, cooperativas e associações existentes.
As ações são voltadas para ampliar a agregação de valor, a competitividade e a rentabilidade das atividades agropecuárias capixabas.

FONTE: ASCOM OCB/ES

pube