pube
Cooperativismo

Cooperativa capixaba vai expor café conilon no Rio Coffee Nation 2022

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 29/09/2022 às 10h22

3 min de leitura

Cooperativa capixaba vai expor café conilon no Rio Coffee Nation 2022

Foto: divulgação

A cooperativa de café Cafesul, localizada no município de Muqui, Sul do Espírito Santo, irá participar de um evento que dá visibilidade a cafés especiais e orgânicos de todo o Brasil, o Rio Coffee Nation 2022. Essa é a terceira edição do evento, que ocorrerá na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de outubro. A participação da cooperativa capixaba no evento é inédita.

Na oportunidade, a Cafesul irá expor suas duas marcas de café, o Póde Mulheres, produzido exclusivamente por um grupo de mulheres cooperadas da cooperativa, e o Casario. A cooperativa ocupará um estande, onde os visitantes poderão conhecer e degustar os cafés expostos. No segundo dia do evento, a Cafesul também participará de uma palestra com o tema “Protagonismo feminino e diversificação de renda no mundo do café”.

“Um evento como esse, com visibilidade nacional, é uma oportunidade única para divulgarmos os nossos cafés conilon especiais, a Indicação Geográfica do café conilon, a certificação Fairtrade e os projetos que a cooperativa realiza com os seus cooperados e cooperadas e com as comunidades onde atua”, avalia Renato Theodoro, presidente da Cooperativa.

pube

A liderança está confiante com a participação da Cafesul no Rio Coffee Nation e acredita que o evento proporcionará oportunidades para acessar novos clientes. “A expectativa para a nossa participação é a melhor possível. Vamos levar nossos cafés especiais para degustação e venda, além de divulgarmos a nossa página de e-commerce”, detalha Renato.

 

De projeto para mulheres a convite para evento

A edição de 2022 do Rio Coffee Nation contará com a participação de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos, entre eles a Cafesul. A cooperativa passou a integrar a lista após aceitar o convite feito pelo Sebrae e pela equipe organizadora do evento.

De acordo com a gerente administrativa da Cafesul, Natércia Vencioneck, o convite foi feito porque a cooperativa enviou e teve um projeto aprovado por uma empresa que faz parte do Paris Coffee Nation. O projeto consiste na aquisição de kits com equipamentos de pós-colheita para as integrantes do grupo Póde Mulheres.

No Rio Coffee Nation vamos receber um cheque simbólico de patrocínio para a compra de kits de terreiro, para que as mulheres possam produzir cafés com qualidade ainda maior. Além disso, me convidaram para fazer uma palestra sobre o nosso projeto com o grupo Póde Mulheres. Também participaremos de um concurso de torra de café”, explica Vencioneck.

A mensagem do movimento cooperativista será enfatizada pela Cafesul no evento. “Levaremos o cooperativismo em nossos cafés e em nossas falas, pois cada conquista que temos é, sem dúvidas, resultado de um trabalho em conjunto”, garante a gerente administrativa da cooperativa.