Cooperativismo

Cooabriel alcança posto de maior cooperativa capixaba do agro

por Cooabriel

em 04/12/2023 às 9h19

3 min de leitura

Cooabriel alcança posto de maior cooperativa capixaba do agro

*Foto: Divulgação Cooabriel

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) divulgou o Anuário IEL 2023, no qual a Cooabriel aparece como a maior cooperativa capixaba do agronegócio. Além disso, passa a ocupar a 19ª posição no ranking que lista as 200 maiores e melhores empresas do estado do Espírito Santo. A cooperativa avançou uma posição em relação ao divulgado na edição anterior, quando ocupava a vigésima colocação.

Em sua 27ª edição, o Anuário IEL disponibiliza informações a respeito do desempenho financeiro de empresas e grupos empresariais que realizam operações no Estado.

Além de avançar no ranking entre as maiores empresas com operação em solo capixaba, a Cooabriel alcançou importantes colocações em outros índices e aparece agora como 9ª colocada na lista das melhores empresas do comércio atacadista. Outro registro importante é a conquista do 10º lugar na lista que identifica as maiores empresas de acordo com a receita operacional líquida (ROL), avançando uma posição.

O ranqueamento baseia-se em dados referentes ao exercício 2022, ano em que a Cooabriel atingiu um recorde de faturamento de R$1,82 bilhão, consolidando um crescimento de 110% em dois anos. Para amparar esse crescimento, ações estratégicas e investimentos em diversos setores estão sendo realizados.
Para 2023, foi previsto o montante de R$20 milhões em investimentos.

Dentre as ações mais significativas estão planos de ampliação e construção de novas unidades de armazenagem em Camacã e Itabela, na Bahia; Boa Esperança e Vila Pavão, no Espírito Santo. Buscando excelência energética e sustentabilidade, a cooperativa está investindo em usinas fotovoltaicas e pretende gerar 100% da energia que consome.

O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, avalia que os resultados estão diretamente ligados às estratégias e iniciativas que a cooperativa tem adotado. “Temos buscado uma evolução crescente e realizado investimentos significativos em nossa estrutura física e na valorização do nosso capital humano. Essas ações têm convergido para que possamos sustentar um crescimento sólido e constante e alcançar importantes resultados.”

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressalta que “os resultados alcançados são recebidos com satisfação e sensação de dever cumprido, pois reforçam a confiança que os produtores rurais têm depositado na cooperativa e confirmam a seriedade e o comprometimento com que a instituição tem atuado juntos aos seus cooperados e à sociedade”.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!