pube
Concurso de qualidade

Concurso de Qualidade de Ibatiba comprova evolução dos cafés produzidos no município

por Assessoria de Imprensa

em 09/11/2021 às 14h17

5 min de leitura

Concurso de Qualidade de Ibatiba comprova evolução dos cafés produzidos no município

A noite de ontem (08) foi de vitória para toda a cafeicultura ibatibense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, com o apoio e coordenação do Incaper, realizou a entrega da premiação dos vencedores do Concurso de Qualidade do Café Arábica de Ibatiba 2021. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi transmitido pela internet, reunindo autoridades, produtores e representantes do segmento agrícola do município, região e Estado.

O evento foi aberto pelo secretário Municipal de Agricultura, Samuel Dias Damasceno, que disse ser gratificante observar a clara evolução da cafeicultura de Ibatiba, onde o produtor mudou seus métodos e está conseguindo resultados de destaque estadual. “Os cafés selecionados no concurso alcançaram pontuações que se comparam aos melhores cafés do Brasil e só tenho que agradecer a todos que nos ajudaram a chegar até aqui, em especial ao Incaper, à Câmara Municipal e demais parceiros”, disse.

Esse salto de qualidade foi confirmado pelo coordenador do escritório do Incaper, Cristiano Cateringer, que elogiou o suporte dado pela Prefeitura para que isso se concretizasse e aos vereadores por terem aprovado o aumento nos valores da premiação. Ele destacou que, para ser considerado café especial, o produto deve ter, no mínimo, 80 pontos em sua classificação, e os cafés selecionados no concurso de Ibatiba ultrapassaram isso. “Todos os finalistas alcançaram notas acima de 83 pontos e, entre eles, oito ficaram acima de 85”, enfatizou.

A vice-prefeita Criziane Moreno lembrou que foi criada na zona rural de Ibatiba e que conhece as dificuldades que o produtor rural enfrenta e que, para agregar valor, é preciso cuidar da produção com carinho, com o único objetivo de trazer mais renda e qualidade de vida para a família. “E este prêmio dá mais incentivo ainda para que todos se empenhem a melhorar cada vez mais e levar o nome de nosso município a todo lugar do Estado, do Brasil e do mundo”, destacou. “E qualidade só pode ser produzida por um produtor de qualidade”, finalizou.

O deputado estadual Luciano Machado estava presente e pontuou a vocação turística de Ibatiba, citando a quantidade de cervejarias existentes e a prova de que tem um dos melhores cafés do Estado e até do Brasil. “E este evento só vem incentivar e premiar quem trabalha para que isso seja realidade, o produtor”, disse, elogiando toda a equipe da Prefeitura, na pessoa do secretário Samuel Dias Damasceno, a equipe do Incaper e demais envolvidos. “Samuel tem o jeito de ser de Ibatiba, deixando transparecer o amor por sua terra”, colocou, para também destacar a importância de um município ter um Ifes – como é o caso de Ibatiba – e anunciar que está praticamente garantido o recurso para os equipamentos que vão montar uma sala de degustação de café no município.

Já o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, destacou a relação republicana entre Executivo e a Câmara de Vereadores, no município, agradecendo o apoio e aprovação dos novos valores da premiação, assim como ao Ifes “que tem construído pontes e não muros com a sociedade” e ao Incaper, colocando que “não existe agricultura no Espírito Santo se não passar pelo Incaper”.

“Agradeço muito à toda equipe da nossa Secretaria de Agricultura que se empenhou muito para o sucesso desse concurso e de nossa cafeicultura”, disse. “Estamos entregando a maior premiação do Caparaó Capixaba e os cafés tiveram notas só acima da média, e ano que vem, vamos melhorar, se a Câmara nos permitir, e distribuir 50 mil reais de premiação e mais 5 mil para o produtor que se classificar entre os 10 primeiros do país, no SIC (Semana Internacional do Café), em Belo Horizonte”, anunciou o prefeito.

pube

A entrega da premiação contou também com uma palestra do professor do Ifes – Campus Ibatiba, Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho, que apresentou uma análise da cafeicultura em Ibatiba. Além das mensagens em vídeo do diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, e do coordenador do Caparaó Jr, Ítalo Fonseca.

Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, o representante do deputado federal Evair de Melo, João Moreno, o ex-presidente da Câmara, Admilson Dias Ribeiro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Marli Silveira, a representante do Sindicato Rural e do Senar, Késia Rodrigues, e os vereadores Jango, Leo Alexandrino, João Pedro Salgado, Lili Cândido da Silveira, Roberto Magnético, Jorci Miranda Sangi e Emiliane Ribeiro, entre outros convidados.

Confira abaixo o resultado do concurso. Foram 14 premiados, sendo sete na categoria Via Seca – Café Natural (seco em terreiros, com a casca) e sete na categoria Via Úmida – cafés descascados (cereja descascado).


Classificação categoria Via Seca – Natural

 
1º – Assildo Dias da Silveira – Cabeceira do Rio Pardo (86,6 pontos)

2º – David Paulino de Amorim – Córrego Santa Maria de Cima (86 pontos)

3º – Hélio Moreno Rodrigues – Córrego Cafarnaum (85,8 pontos)

4º – Alexandre Costa de Souza – Córrego Neblina (85,8 pontos)

5º – Gilmar de Castro Souza – Córrego Vista Alegre (84 pontos)

6º – Gerson Freitas Amorim – Córrego Santa Maria de Baixo (83,7 pontos)

7º – Marciano José Rodrigues – Córrego Rodrigues (83,7 pontos)


Classificação categoria Via Úmida – Despolpado

 
1º – Liliana Maria Gomes – Córrego Vista Alegre (85,7 pontos)

2º – Elena Aparecida Moreno de Andrade – Córrego Floresta (85,5 pontos)

3º – Fernando Osório de Oliveira – Córrego São José (85,2 pontos)

4º – Gilsinei Amorim Pereira – Córrego Cachoeira Alegre (85 pontos)

5º – Simão Lima de Assis – Córrego Pontal (83,9 pontos)

6º – Antonio Gomes Pereira – Córrego Cachoeira Alegre (83,8 pontos)

7º – Jorge Ferreira Serpa – Cabeceira do Perdido (83,7 pontos)

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!