pube
Comunicação dos Parceiros

Suzano forma primeira turma do ES em seu programa de qualificação

Alunos do Programa Formare contam da emoção de conquistar o primeiro diploma e a oportunidade de qualificação profissional. A maioria se forma já inserida no mercado de trabalho

por Assessoria de Imprensa

em 15/02/2023 às 11h03

4 min de leitura

Suzano forma primeira turma do ES em seu programa de qualificação

*Divulgação Comunicação Suzano

Um grupo de jovens trilha um novo caminho de oportunidades profissionais a partir de 2023. São 19 formados em Operador e Operadora de Processo de Produção pelo Programa Formare, desenvolvido pela Suzano em parceria com a Fundação Iochpe. Os(as) jovens fazem parte da 1ª turma do programa no Espírito Santo.  

 

A formatura realizada na Suzano – Unidade Aracruz – marca o fim do curso e o começo de uma trajetória profissional. Dos talentos formados, 42% foram absorvidos pela Suzano como colaboradores(as), prestadores(as) de serviço e estagiários(as).

De acordo com a coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi, o Formare tem um papel transformador na sociedade por meio da educação.  “Durante o curso, os jovens têm aulas com disciplinas que possibilitam uma maior oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional para o mercado de trabalho”, disse. “A 1ª turma na Suzano – Unidade Aracruz envolveu o trabalho de 162 voluntários(as). A segunda turma já começou com 20 jovens de Aracruz, Barra do Riacho, Vila do Riacho, Ibiraçu e João Neiva. O grupo é formado por 55% de mulheres e 90% de pessoas negras”, complementa.

O Formare está alinhado às estratégias da Suzano, fortalecendo a educação como instrumento de transformação social, seu objetivo é atuar em prol da formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas por voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação pela Fundação Iochpe e dedicam seu tempo e talento para compartilhar conhecimentos e experiências com jovens.

pube

 

Andre Soares da Rocha, que atuou como voluntário no programa e representou todos os demais voluntários e voluntárias no evento de formatura, conta da experiencia de participar do projeto.  “Usando uma definição de um dos nossos voluntários, digo que ser voluntário é ação, é colocar a mão na massa. É compartilhar o pouco que se tem, ou o pouco que se sabe, não só do conhecimento técnico-científico, mas também sobre valores, momentos, ideias e histórias”, avalia.

 

Emoção com o primeiro diploma

A certificação aos jovens foi entregue no dia 7/2 na unidade fabril de Aracruz. Os(as) formandos(as) receberam seus diplomas em um evento com a presença dos familiares, amigos, parceiros do programa e voluntários(as), autoridades locais e lideranças da Suzano.

 

Calebe Campos Lima, 20 anos, foi orador da turma na formatura e falou do aprendizado que tiveram. “Aprendemos o processo Kraft, e como pode uma árvore se tornar uma folha que utilizamos no dia-a-dia. Aprendemos a lidar com pessoas, a ser mais criativos, desenvolvemos habilidades e tantas outras coisas. Mas algo temos certeza, o aprendizado nunca termina, pois o conhecimento é a única coisa que levaremos sempre conosco”, conta o jovem que foi contratado pela Suzano. “O Formare me proporcionou uma oportunidade gigantesca. É o meu primeiro diploma, já fui contratado pela Suzano e continuo estudando. Estou terminando o curso Técnico de Mecânica e cursando o segundo período de Engenharia Mecânica”, disse também.

 

Já David Deambrosio Recla, 19 anos, destaca como o projeto representou um salto na sua trajetória. “Perdi meu pai aos 17 anos. Conseguir meu primeiro emprego por meio desse curso me ajuda a continuar estudando e a proporcionar um conforto para minha família. Receber esse certificado é muito importante, mostra que somos mais que vencedores, somos campeões!”, disse o jovem que também foi contratado pela Suzano.

 

Um programa que muda vidas

O Formare é um projeto desenvolvido desde 2005 pelo Programa Voluntariar da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe. A iniciativa tem como objetivo atuar em prol da educação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e sua capacitação para o mercado de trabalho. Em 2022, 5 unidades do Formare foram desenvolvida pela empresa: em Suzano (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Três Lagoas (MS) e agora Aracruz (ES).

 

Os resultados do envolvimento dos participantes no programa são muito positivos. Dos 790 jovens que se formaram, 65% já estão no mercado de trabalho e 67% continuaram estudando depois de concluir a formação. O curso oferecido é de Operador e Operadora de Processo de Produção, uma capacitação completa, que abrange teoria e prática, com o objetivo de desenvolver os(as) jovens para o mercado profissional.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!