pube
Comunicação dos Parceiros

Bandes participa da Academia de Gestão Municipal

Objetivo é apoiar na criação de um ambiente de negócios favorável para os investimentos em território capixaba.

por Assessoria de Comunicação Social do Bandes

em 03/05/2023 às 15h42

4 min de leitura

Bandes participa da Academia de Gestão Municipal

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa, na próxima quinta-feira (04), da edição 2023 da Academia de Gestão Municipal (AGM), dando continuidade às políticas de potencialização do desenvolvimento econômico regional e equilibrado do Espírito Santo.

Ao longo dos diversos módulos programados entre maio e junho, o banco vai contribuir com a capacitação de representantes dos 78 municípios do Espírito Santo, apresentando o programa ES Inteligente e as oportunidades com linhas de crédito que apoiam a criação de um ambiente de negócios favorável para os investimentos em território capixaba.

A Academia de Gestão Municipal é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como foco a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Entre os temas dos módulos do treinamento, estão “Desenvolvimento Regional Sustentável”, “Tomada de decisão baseada em evidências”, “Finanças”, Planejamento público”, “Gestão de conflitos”, entre outros.

pube

Assunto transversal a todas essas pautas, o Programa ES Inteligente do Bandes, uma parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), apoia os gestores públicos municipais do Espírito Santo na estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) para projetos de inovação que transformam municípios em cidades inteligentes, com o apoio de tecnologia e inovação.

“O Bandes contribui há mais de 55 anos para o desenvolvimento capixaba e está na agenda o financiamento aos municípios, pois eles são vetores importantes do desenvolvimento. Além disso, buscamos ofertar também soluções diferentes, não-financeiras, para promover o desenvolvimento do nosso Estado, incluindo parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, além do fomento à estruturação de projetos de infraestrutura urbana”, frisou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

Ele reforçou que o Bandes atua para impulsionar o crescimento tecnológico e inovador das cidades capixabas, apoiando ações que potencializam políticas públicas de qualidade para os cidadãos capixabas e beneficiam os empreendedores.

O ES Inteligente atua com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de uma indústria 4.0, conectada à inovação tecnológica, com o objetivo de preparar os municípios para um futuro inovador e moderno. Para os projetos de eficiência energética, por exemplo, são pensadas soluções em iluminação pública e a disposição de miniusinas solares que estejam em sintonia com as boas práticas ambientais, possibilitando um atendimento das necessidades energéticas municipais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segunda edição Academia de Gestão

Contribuindo para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos municípios, por meio da transferência de conhecimento, nesta segunda edição da AGM serão fortalecidos os Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), por meio da capacitação de atores locais para a qualificação e a ampliação dos resultados da participação social.

O projeto DRS-ES tem entre as finalidades promover o desenvolvimento de forma mais equitativa e distribuir os benefícios gerados por todo o território capixaba. O projeto concluiu a primeira fase em 2022, entregando os nove Planos de Desenvolvimento Regional Sustentável para cada microrregião do Estado, elaborados com os Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável e que contemplam projetos, metas e respectivos responsáveis.

Iniciada em 2023, a segunda fase do projeto DRS-ES terá como principais metas: implementar os projetos priorizados; fortalecer os conselhos por meio da capacitação de atores locais para a qualificação e a ampliação dos resultados da participação social e, ainda, aprimorar a gestão municipal para a sustentabilidade na escala local.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!