pube
Citricultura

Excursão técnica sobre produção de laranja é realizada em Jerônimo Monteiro

por Assessoria de Comunicação do Incaper

em 01/07/2022 às 9h20

3 min de leitura

Excursão técnica sobre produção de laranja é realizada em Jerônimo Monteiro

Foto: Divulgação Incaper

Com o objetivo de fomentar a produção de frutos de laranja de qualidade, foi realizada uma excursão técnica na comunidade Papagaio, zona rural de Jerônimo Monteiro. A iniciativa foi composta por duas palestras com os temas: “Tecnologias de nutrição” e “Manejo fitossanitário de citros”. Aos integrantes da excursão, também foram apresentadas as Unidades de Referência em produção de laranjas, presentes no município.

A excursão foi realizada pelo escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Jerônimo Monteiro e pela Vitagrícola, com o apoio da prefeitura do município e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O evento contou com a participação de 42 pessoas, entre produtores e técnicos do Instituto dos centros regionais Central Sul, Litoral Sul e Caparaó.

A ação, realizada no dia 15 de junho, faz parte do projeto “Avaliação e transferência de tecnologias e políticas públicas para a produção e comercialização de mudas e frutos de laranja no sul do Estado do Espírito Santo”, coordenado pela extensionista do Incaper, Marianna Abdalla.

pube

A realização desse evento permitiu aproximar os produtores de citros da região sul do Estado e os técnicos do Incaper, que atuam na atividade há quase 10 anos, dos produtores de laranja de Jerônimo Monteiro, que é o maior produtor da fruta na região”, explicou a extensionista.

Além disso, permitiu divulgar propriedades que são referência na produção da fruta no município e que servirão para a realização de eventos técnicos futuramente, para divulgar resultados obtidos pelos produtores. Nas palestras, foram apresentadas tecnologias de produção de citros de qualidade, informações importantes para o desenvolvimento da atividade na região”, destacou Marianna Abdalla.

 

Mais sobre o projeto

Desenvolvido com o objetivo de contribuir para a transferência de tecnologias e para a avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento da citricultura no sul do Espírito Santo, o projeto foi contemplado pela Portaria 002-R/2020 –Fapes/Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O projeto envolve atividades que vão desde a produção de mudas à comercialização de frutos, passando pelos processos produtivos e pelo teste de aceitação do consumidor pela laranja de Jerônimo Monteiro, município amplamente conhecido como “Terra da Laranja”.

Estão programadas excursões e uma demonstração para apresentar os resultados do projeto. Nesse sentido, temos ainda programada uma excursão para o mês de agosto e uma demonstração de resultados para setembro, além de um curso para os técnicos que atuam com citros na região sul do Estado. Entre outras coisas, esperamos contribuir para a consolidação da produção da fruta no Espírito Santo”, ressaltou Marianna Abdalla.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!